Investigação
PF amplia alcance de apuração e bloqueia bens de envolvidos em fraudes

ÁGUA BRANCA
O Governador Paulo Dantas assinou ontem as ordens de serviço para construção de uma Creche Cria e para a pavimentação asfáltica de diversas ruas na zona urbana do município de Água Branca. Ele prometeu ainda mais investimentos na região e se comprometeu a concluir, até o próximo ano, a pavimentação asfáltica do acesso da Serra do Cavalo.
Ao tempo em que o governo do Estado exige transparência e defende uma ampla investigação acompanhando de perto o desenrolar das ações feitas pela Polícia Federal tendo como alvo a Secretaria de Saúde, a Justiça Federal autorizou e foram cumpridos, ontem, em Alagoas e mais dois estados, 38 mandados de busca e apreensão contra suspeita de fraudes em contratos firmados com fornecedora de material entre os anos de 2023 e 2025.
A operação, denominada Estágio IV, foi realizada na manhã de ontem por ordem do Tribunal Federal da 5ª Região, mobilizando uma força-tarefa da Controladoria Geral da União, Receita Federal e Auditoria do Sistema Único de Saúde, que até agora teriam comprovado desvios superiores a R$ 100 milhões.
ABRANGÊNCIA
Com uma investigação que começou no final do ano passado, segundo a própria PF, foi feito um rastreamento das condutas de agentes públicos e se chegou à conclusão de que as fraudes beneficiaram empresários e pessoas físicas que já tiveram bens bloqueados, além da apreensão de certa quantia em reais e moedas estrangeiras.
RAMIFICAÇÃO
Além do sequestro de bens, como propriedades e imóveis de alto valor, um servidor público foi afastado das funções enquanto se apura pagamentos de vantagens indevidas. O estado de Pernambuco e o Distrito Federal também estão na mira das investigações da Polícia Federal.
DIA D
Em meio a turbulências políticas, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve apreciar hoje o relatório sobre o projeto da Dosimetria aprovado pela Câmara, que – se não houver pedidos de vistas – pode ser levado ao plenário, como prometeu o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre.
POLÊMICA
Matéria polêmica que pode diminuir sensivelmente as penas dos condenados em 8 de janeiro, inclusive do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem dividido a opinião de senadores. O projeto tem mobilizado todas as forças políticas do Congresso.
AVANÇO
O início da duplicação da BR-104, cujo primeiro trecho vai de Messias e Branquinha, numa distância de 28,5 quilômetros, era um velho sonho de quem transitava pela Zona da Mata. Com o apoio do Governador Paulo Dantas e do Ministro dos Transportes, Renan Filho, é dada a partida para que a pista seja duplicada até a divisa com Pernambuco.
SEM VOLTA
Em Porto Calvo, onde esteve nesta semana para prestigiar as obras do Hospital local, o Governador Paulo Dantas disse apostar na volta do Ministro Renan Filho ao governo de Alagoas, com a garantia de que o Estado “tem tudo para crescer ainda muito mais”.
FACILIDADE
Para Paulo Dantas, Renan como governador é a garantia de um estado próspero, inclusivo e com portas abertas junto ao governo federal, cujo trabalho no Ministério dos Transportes tem sido reconhecido nacionalmente.
