loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 19/12/2025 | Ano | Nº 6122
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Senado

Voto de Eudócia surpreende governo e frustra expectativa no plenário

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

CASSAÇÃO

O juiz eleitoral da 51ª Zona, Elielson dos Santos Pereira, cassou os diplomas do prefeito de São José da Tapera, Jarbas Pereira Ricardo, e de sua vice, Jaria Pereira Ricardo, e decretou a inelegibilidade de ambos, por prática de condutas vedadas durante o período eleitoral. A decisão decorre de ações que comprometeram a legitimidade e a igualdade da disputa eleitoral,

Ao votar pela aprovação do projeto de Dosimetria, que beneficiará condenados do 8 de janeiro – inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro -, a senadora Eudócia Caldas, do Partido Liberal, demonstra como vai se comportar nas eleições do próximo ano, em que seu filho, JHC, deverá ser candidato ao governo e enfrentar nas urnas o Ministro dos Transportes, Renan Filho.

A demonstração da senadora evidencia que seu partido está em lado oposto ao MDB da família Calheiros, muito embora se especulasse que por trás disso haveria um projeto para se fazer uma arrumação política.

ESPERADO

Na votação no plenário do Senado, já se sabia, com muita antecedência, como se posicionariam os senadores Renan Calheiros e Fernando Farias. A dúvida, porém, recaía no voto de Eudócia Caldas, que assumiu uma posição contrária aos objetivos do governo Lula.

REGIONALIZANDO

O voto de Eudócia revela que, pelo menos neste momento, não existe nenhuma perspectiva de acordo entre os senadores com relação às eleições do próximo ano. Ou seja, quem tiver mais estrutura e alianças fará diferença no pleito de outubro de 2026.

PODER DE VETO

Com o plenário do Senado aprovando rapidamente o projeto de Dosimetria, depois da decisão da Comissão de Constituição e Justiça, resta tão somente a matéria ser submetida à apreciação do Presidente Lula, que já avisou que vai vetar o PL.

DECISÃO FINAL

Se Lula cumprir a promessa, o veto será imediatamente submetido ao Congresso Nacional, que poderá derrubá-lo e promulgar a decisão , com aprovação das duas casas legislativas.

BRECHA

Para setores da oposição que comemoraram a decisão do Senado Federal, a aprovação do projeto de Dosimetria é o caminho aberto para que a anistia geral e irrestrita seja submetida à apreciação em tempo oportuno no próximo ano.

SEM MUDANÇAS

Pelo andar da carruagem, falta apenas o prefeito JHC tomar uma decisão pública sobre sua provável candidatura ao governo, ratificando seu papel de oposição diante da candidatura de Renan Filho, que certamente será apoiada pelo Palácio do Planalto e pelo Governador Paulo Dantas.

KEL FERRETI

A Justiça de Alagoas revogou as medidas cautelares do influenciador Kleverton Pinheiro de Oliveira, o Kel Ferreti, e determinou que ele seja preso novamente por suspeita de estupro. Kel passou sete meses detido e foi solto em agosto deste ano, quando passou a responder ao processo em liberdade. O mandado de prisão preventiva foi expedido nesta quinta-feira (18), por decisão do desembargador João Luiz Azevedo Lessa, da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).O influenciador deve se apresentar à Justiça nesta sexta-feira (19).

Relacionadas