Cenário político
Votação da dosimetria sinaliza embate entre grupo de JHC e MDB em 2026

DUPLICAÇÃO
O anúncio da duplicação da BR-104 de Messias a Branquinha feito nesta semana pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho, e pelo governador Paulo Dantas, levou novas esperanças para quem usa aquele corredor de tráfego para o escoamento da produção agrícola também para deslocamentos até o vizinho estado de Pernambuco, no seu primeiro trecho.
O encontro entre o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e o prefeito JHC ocorrido há alguns dias, em Brasília, continua envolto em mistério e há quem diga que a conversa não tratou apenas de obras na região metropolitana de Maceió.
Como tudo permanece em meia embreagem, essas interrogações só serão mesmo esclarecidas quando o prefeito, de uma vez por todas, disser para onde vai em 2026. Até o início do próximo ano, como se vê, não deverão surgir outras novidades.
DIRECIONAMENTO
O aspecto eleitoral depois da votação dos senadores no projeto da Dosimetria mostra que a tropa do prefeito JHC se organiza para enfrentar o grupo do MDB nas eleições do próximo ano, seja para o governo do Estado, seja para o Senado.
ATIRANDO
No episódio do projeto de Dosimetria, o senador Renan Calheiros teceu muitas críticas e teve como principal alvo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
ALVOS
Os deputados Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ) foram os alvos ontem da Polícia Federal em mandados de busca e apreensão. A operação denominada Galho Fraco investiga supostos desvios de verba pública. ao utilizarem empresas para cobrir despesas ligadas ao exercício do mandato. Os deputados negam e atribuem a operação a perseguição política.
INTERROGAÇÃO
Mesmo que o vereador Leonardo Dias, líder do PL na Câmara tenha assegurado que JHC será candidato ao governo do Estado e que apoiará o senador Flávio Bolsonaro para Presidente da República, muita água ainda vai correr por baixo da ponte.
INDIFERENTE
Como o tema é polêmico e requer muitas conversas e negociações, o prefeito de Maceió, mais uma vez, prefere ficar distante das especulações, esperando o momento propício para se pronunciar.
ESTREMECIMENTO
As últimas declarações de Arthur Lira e Isnaldo Bulhões demonstram que, além das distensões entre Renan e Lira, agora o embate migra para o Sertão de Alagoas. É a projeção de uma disputa mais intensa a partir de 1º de janeiro.
REVÉS
Enquanto outros recursos não são intentados na Justiça, o deputado estadual Lelo Maia vai ter que retirar todas as publicações feitas contra agentes do Departamento Municipal de Trânsito, que supostamente faziam parte de um grupo para aumentar a arrecadação com a aplicação de multas na grande Maceió.
CONTRA O TEMPO
Na Câmara de Vereadores de Maceió, o tempo continua instável. Provocados por alguns vereadores, Rui Palmeira terá pouco menos do que 15 dias para comprovar investimentos na área de Educação quando era prefeito da capital. Palmeira insiste na máxima de que querem torná-lo inelegível para as eleições do próximo ano.
