Articulação política
Grupo de JHC mantém estratégia e aposta em Lira ao Senado

CRIA
O Governador Paulo Dantas inaugurou ontem a 81ª creche Cria no Estado, a segunda em Batalha, como parte da comemoração pelos 78 anos de Emancipação Política do município. Paulo confirmou o pagamento do 13° para famílias do Programa Cria em janeiro e o pagamento de bonificação para servidores da Educação nesta terça-feira (23).
Mesmo que as atenções estejam voltadas para as comemorações natalinas, a agitação política em Alagoas continua intensa, com os partidos discutindo estratégias e novas alianças com relação às eleições do próximo ano.
Com as chapas majoritárias praticamente definidas, o MDB segue apostando na eleição de Renan Filho, que deseja ser governador pela terceira vez, enquanto a oposição ainda não tem um rumo definido e patina na escolha dos seus protagonistas para cargos chaves.
ADIANDO
Para pessoas ligadas ao prefeito JHC e ao deputado Arthur Lira, o planejamento segue sem alteração e tudo será resolvido dentro do que foi estabelecido. Além da candidatura ao Senado de Arthur Lira, o grupo do prefeito de Maceió aposta na sua candidatura enquanto trabalha um nome para vice-governador.
TODOS OS GOSTOS
Embora atentos para sinalizações de eleitores através de pesquisas que são divulgadas para todos os gostos, a verdade é que já existe a polarização em uma disputa entre Renan Filho, com o apoio do Governador Paulo Dantas e do Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, para o governo do Estado.
INDIFERENÇA
Para aliados das correntes mais fortes que disputam as duas vagas no Senado, algumas pesquisas demonstram que a maioria dos eleitores estão ainda indiferentes sobre as eleições de 2026, panorama que deve mudar apenas no início do novo ano, quando a campanha começa pra valer.
IMPROVÁVEL
Uma aliança explícita entre Arthur Lira e Renan Calheiros – mesmo que a dobradinha circule na maioria dos redutos eleitorais em diversos municípios do interior – não tem possibilidade de prosperar. Ou seja, onde um estiver, o outro estará em lado oposto.
CONVOCAÇÃO
Em Brasília – leia-se Câmara e Senado –, a expectativa é sobre a possibilidade de veto do Presidente Lula ao projeto de Dosimetria dos condenados de 8 de janeiro aprovado nas duas casas legislativas. Havendo veto, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, pode convocar, mesmo no recesso parlamentar, uma sessão extraordinária para deliberar a respeito.
APROFUNDANDO
A CPMI do INSS, que tem deixado muitos figurões de orelha em pé – inclusive aqueles que tiveram prisões decretadas e estão envolvidos até o pescoço com o roubo de aposentados e pensionistas -, pode trazer mais novidades por estes dias.
ENDEREÇO CERTO
As incursões da Polícia Federal em casos envolvendo parlamentares nos últimos dias têm se acentuado bastante. Tanto com deputados federais como senadores. Para observadores políticos isso não pode ser uma mera coincidência. As operações, desta vez, atingiram ninguém menos do que o líder do PL na Câmara dos Deputados, exatamente o parlamentar que encampou a campanha de uma anistia ampla, geral e irrestrita para os condenados de 8/1.
