Política
Parecer rejeita contas de Rui Palmeira e acirra disputa na Câmara Municipal

MEIs
A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) lançou, na sexta-feira (19), um novo canal de atendimento exclusivo voltado aos Microempreendedores Individuais (MEIs). A ferramenta, integrada à atendente virtual Nise, foi desenvolvida para dar suporte ao contribuinte, por meio do Simples Nacional. O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é unificado.
Envolvida na análise das contas do ex-prefeito Rui Palmeira, a Câmara de Maceió projeta entrar em recesso apenas no início de janeiro de 2026, devendo também desobstruir a pauta com a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), cujas emendas parlamentares estão sendo alvo de análise e adequação em relação à projeção da receita municipal para o próximo ano.
O vereador Rui Palmeira, que tem sido um crítico ácido do prefeito JHC nos últimos meses, alega sofrer perseguição política e atribui essa movimentação da bancada governista à tentativa de torná-lo inelegível, já que deverá disputar uma vaga para deputado federal.
REJEIÇÃO
A bancada do governo municipal na Câmara de Vereadores tem jogado pesado contra o vereador da oposição, e um parecer de Neto Andrade, do PL, rejeita as contas de Rui Palmeira referentes ao período em que foi prefeito, o que aumenta o clima de disputa e tensão na Casa.
wv ESTUDO
Com o candidato ao governo já definido – o ministro dos Transportes, Renan Filho –, o MDB e partidos aliados discutem agora quem será o candidato a vice, que deverá ser indicado pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor.
DESISTÊNCIA
Embora dê sinais de que não disputará mais um cargo no Legislativo, o deputado Bruno Toledo toparia disputar uma chapa majoritária em outubro do próximo ano. Seu nome, todavia, é bem-visto pelo grupo político e pode ser oficializado logo no início do ano.
INCENTIVO
O governo de Paulo Dantas tem, ao longo do mandato, surpreendido os servidores públicos, seja antecipando salários, seja concedendo bonificações, a exemplo do pagamento de uma espécie de “14º salário” aos servidores da Secretaria de Educação, já aprovado pela Assembleia Legislativa.
DINHEIRO NO BOLSO
De acordo com a programação do governo do Estado, os R$ 90 milhões adicionais serão liberados ainda neste mês a mais de 20 mil profissionais, beneficiando aqueles que atingiram a meta de participação na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
TRÉGUA
Embora as atividades políticas estejam em ritmo lento após o recesso parlamentar da Assembleia Legislativa, na véspera do Natal lideranças políticas têm viajado ao interior para cumprimentar aliados e rever eleitores. Além de comuns nesta época do ano, as visitas pontuais aos municípios alagoanos ganham peso extra, já que as eleições de 2026 exigem presença mais constante nos redutos eleitorais.
PROTESTO
Os servidores do Hospital Veredas voltaram a interditar a Avenida Fernandes Lima em protesto contra a falta de pagamento de salários, situação que se arrasta há alguns meses e ainda não teve solução.
