Incentivo
Governo do Estado reconhece esforço da comunidade educacional pelo cumprimento das metas de 2025

INTENSIDADE
O comércio e os shopping centers de Maceió atraíram ontem, véspera de Natal, milhares de pessoas para as compras de última hora. Os mercados públicos também registraram um movimento acima do normal. Nesta quinta-feira, apenas alguns estabelecimentos abrirão as portas, enquanto outros só funcionarão plenamente na sexta-feira.
A concessão de uma espécie de “14º salário” aos mais de 20 mil servidores da Secretaria de Educação, proposta pelo governo de Paulo Dantas e já aprovada pela Assembleia Legislativa, que em seguida entrou em recesso, foi considerada um grande presente de final de ano para toda a categoria.
O reconhecimento do governo do Estado deve-se, sobretudo, ao empenho dos trabalhadores, que cumpriram eficientemente todas as suas tarefas ao longo de 2025, alcançando números surpreendentes junto a todo o alunado de Alagoas.
INCENTIVO
O incentivo dado pelo governo do Estado é o reconhecimento do trabalho conjunto realizado por toda a comunidade da Educação, que não mediu esforços para alcançar todas as metas estabelecidas para este ano.
RETORNO
De acordo com o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, os trabalhos serão retomados no primeiro dia útil após 15 de fevereiro. Como será um ano eleitoral, a Mesa Diretora discute, nos bastidores, como será o funcionamento em 2026, para possibilitar maior flexibilidade aos que disputarão a reeleição.
INDULTO
Desde ontem, o indulto de Natal concedido pelo Presidente Lula está em vigor, mas necessita, prioritariamente, de validação da Justiça para a libertação de presos que cumprem penas diferenciadas. Entre as metas estabelecidas, foram priorizados detentos com doenças graves, deficiências físicas, idosos e mães responsáveis por crianças.
DE FORA
Ficam explicitamente de fora aqueles que, de uma forma ou de outra, foram condenados por atentarem contra o Estado Democrático de Direito, o que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros na mesma situação. Também não terão acesso ao benefício quem praticou violência contra a mulher, tortura, terrorismo e tráfico de drogas.
COMEÇO
Anúncio importante feito pelo prefeito JHC, noticiado ontem pelo jornal Gazeta de Alagoas, sobre o início das obras do novo Mercado da Produção. Pelo planejamento feito pela prefeitura, os pequenos empresários que ali comercializam têm até amanhã para desocupar os antigos boxes, o que pode trazer algumas complicações para quem trabalha em determinados corredores do mercado.
CIRURGIA
Autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente Jair Bolsonaro irá se submeter hoje a mais uma cirurgia, consequência do atentado que sofreu por Adélio Bispo, quando então era candidato à Presidência da República.
RECORRENDO
O deputado Lelo Maia está recorrendo da decisão da Justiça em primeira instância para manter suas denúncias contra o DMTT sobre uma suposta indústria de multas.
