Política
Indecisão de JHC entra na reta final e preocupa aliados sobre impacto eleitoral

DESTAQUE
O Departamento Estadual de Aviação de Alagoas foi destaque na revista Rotor, publicação internacional da Airbus Helicopters voltada ao setor aeronáutico e à aviação de serviços essenciais. A matéria tem foco em operações aeromédicas e destaca a atuação de grupamentos aéreos no atendimento de urgência e emergência.
O aparecimento, em pesquisas eleitorais, de Marina Candia para o Senado da República é mais um ingrediente para que o prefeito JHC defina, de uma vez por todas, sua provável candidatura ao governo do Estado nas próximas eleições.
Bem pontuada em algumas pesquisas que circulam por aí – quase sempre entre os três primeiros lugares; nos últimos três meses, há resultados para todos os gostos –, a esposa do prefeito de Maceió não tem perdido tempo. Pretensa candidata, a depender de para onde os ventos vão soprar, Candia tem visitado bases no interior e ampliado seus contatos políticos.
RETA FINAL
Essa indecisão de JHC, entretanto, tem prazo para terminar, para que ele não perca eleitoralmente o que ganhou até hoje. Para aliados, a hesitação em assumir uma candidatura neste momento é prejudicial às articulações que certamente ocorrerão na virada do ano.
DESACELERANDO
Mesmo que seja provável uma candidatura majoritária, o deputado Alfredo Gaspar tem sinalizado que concorrerá à reeleição, engordando seu eleitorado e se preparando para uma eleição majoritária em 2030.
PRIORIDADE
Para líderes políticos, embora as eleições majoritárias estejam na ordem do dia, as proporcionais têm causado dores de cabeça aos grupos, revelando-se uma das disputas mais difíceis dos últimos tempos, além de apresentarem um custo considerado altíssimo para quem deseja obter um mandato, seja federal ou estadual.
VELOCIDADE
Com pagamentos de salários dos servidores públicos rigorosamente em dia e quase sempre antecipados, assim como ocorre em Maceió, situação e oposição aceleram as obras na capital e no interior. Esses são combustíveis fundamentais para um bom desempenho nas urnas em 2026.
CHEGANDO
A Prefeitura de Maceió tem acelerado as obras do Renasce Salgadinho, com previsão de inauguração para o final de 2026. Esta, segundo a prefeitura, é a última etapa dos trabalhos, incluindo a revitalização da área para preservação ambiental, integração social, valorização e vitalidade econômica, conforme afirma o secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha.
NOVA ETAPA
Enquanto a Assembleia Legislativa entra em recesso, a Câmara Municipal de Maceió ainda tem muito trabalho a realizar. Na pauta, estão a votação sobre o investimento de recursos na área da Educação durante a gestão do então prefeito Rui Palmeira – o que pode lhe trazer complicações futuras – e a votação da Lei Orçamentária Anual.
INELEGIBILIDADE
O vereador Rui Palmeira tem afirmado que o objetivo da oposição a ele, na Câmara, é claro: torná-lo inelegível para que não possa concorrer às eleições do próximo ano. Embora trabalhe para desfazer as denúncias de que teria negligenciado investimentos na Educação – o que ele considera perseguição política –, Rui, a depender dos resultados, pode não concorrer à Câmara Federal.
