Articulações políticas
Disputa pelo vice mantém tensão na chapa de Renan Filho

APOSENTADORIA
Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. A reforma da Previdência, promulgada em 2019, estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano. A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. O INSS permite simulações no computador e no celular.
Depois das festas de Natal e Ano Novo, as atenções a partir de agora se voltam para o embate político entre situação e oposição, esperando-se que, definitivamente, o prefeito JHC diga se será ou não candidato ao governo, o que seus aliados sustentam que é.
JHC parece estar confortável com essa expectativa que tem causado, mas entende, também, que a demora em tomar uma posição definitiva mina os redutos eleitorais especialmente aqueles atrelados à bancada governista, onde os vereadores que lhe dão sustentação encontram no momento dificuldades de explicar a conveniência política do prefeito.
LUTA TRAVADA
Além de poucas indefinições no campo majoritário, o vice na chapa de Renan Filho ainda é alvo de estudo por parte dos grupos do Governador Paulo Dantas, da família Calheiros e do Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, que não abre mão de participar das alianças e sobretudo de ter chances com aliados no decorrer do mandato.
AVALIAÇÃO
Sem andar muito nas composições e acertos em virtude dos festejos de final de ano, a ordem agora entre os dois mais importantes grupos político PP-União Brasil e MDB é apressarem os passos. As chapas para deputado federal e estadual são as que mais têm produzido dores de cabeça nas principais lideranças que conduzem o processo eleitoral.
FIRME
Enquanto JHC continua indeciso – avaliando principalmente as vantagens e desvantagens de uma candidatura, ou não -, o Ministro Renan Filho, mesmo com o pedido do Presidente Lula para que continue no Ministério dos Transportes, está decidido a voltar ao governo de Alagoas.
VOLTA AO SENADO
Cargo exercido durante três anos pelo suplente Fernando Farias, Renan Filho volta ao Senado em abril para tocar o projeto político de manter o controle do Estado e na expectativa de continuar com grande parte da equipe no Ministério dos Transportes, onde tem realizado obras de grande importância no governo do Presidente Lula.
EXPLORAÇÃO
Os preços de produtos comercializados durante as festas de final de ano na orla de Pajuçara e outras do interior alagoano receberam críticas de quem foi apreciar o show de luzes e de animação. Bem que alguns empresários poderiam ter sido mais comedidos com os consumidores.
EXAGERO
Em alguns bares e restaurantes, um tira-gosto de peixe chegou a ser cobrado R$ 150 e o aluguel de cadeiras e mesas atingiu o patamar de R$ 250. O consumidor sentiu a falta de uma fiscalização mais abrangente das autoridades locais.
POSITIVO
Embora muita gente não tenha conhecimento, a Câmara de Vereadores de Maceió encerrou o ano de 2025 com saldo bastante positivo segundo seu presidente, Chico Holanda. Foram aprovadas quase 100 leis, 227 decretos e 3.800 indicações.
