Defesa do consumidor
Exploração de preços no Natal acende alerta para o Carnaval

CARAVANA
Equipes dos governos de Alagoas e federal fizeram nesta semana uma visita ao Centro de Convenções, em Jaraguá, que receberá a Caravana Federativa do Governo Lula a Alagoas nos dias 26 e 27 de fevereiro. Durante o evento, gestores terão acesso à prestação de serviços, orientações sobre convênios, resolução de pendências administrativas e investimentos.
Passadas as festividades de Natal e Ano Novo, alagoanos e turistas aplaudiram as nossas belezas naturais, o show de luzes na orla de Pajuçara, a segurança feita pelas polícias Civil, Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, além das apresentações culturais, mas também criticaram os preços abusivos de alimentação, bebidas e acomodações em toda a orla marítima.
O abuso cometido por alguns maus empresários, que frustraram a expectativa sobretudo dos turistas, deixa clara a falta de fiscalização por parte das autoridades que cuidam do consumidor e revela que não é assim que se faz turismo.
RESPONSABILIDADE
Mesmo que a concorrência divirja de preços cobrados – o que é natural em um processo de livre comércio –, é visível a exploração durante os festejos natalinos e que deve ser combatida pelos órgãos de defesa do consumidor para não acontecer o mesmo durante o período carnavalesco que se aproxima.
SUFOCANDO
Outro segmento que mereceu reparação nos últimos dias foi o do comércio ambulante. Centenas de pequenos comerciantes invadiram as praias e sufocaram os turistas, insistindo na venda de produtos que, na maioria das vezes, não estava cumprindo com o que exige a Vigilância Sanitária.
EXEMPLO
O que ocorreu e ainda ocorre neste período de férias é um exemplo do que pode ser corrigido durante o verão e as próximas festas programadas pela prefeitura de Maceió, que têm levado dezenas de milhares de pessoas para assistirem a shows de cantores famosos e bandas que fazem a festa da população.
PREVENÇÃO
Que medidas planejadas sejam adotadas daqui pra frente para evitar novos vexames, no sentido de proteger o turismo alagoano, que tem como grande objetivo a geração de emprego e renda.
CHAPÃO À VISTA
Nos bastidores se articula a possibilidade de ser criado um novo Chapão para a disputa das eleições de outubro, que envolveriam, além do prefeito JHC, que poderia sair candidato ao governo com Fernando Farias como vice e sua esposa Marina Candia como suplente do senador Renan Calheiros ao Senado.
IMPROVÁVEL
Pessoas ligadas a aliados do prefeito de Maceió não acreditam em uma mudança de rumo, que incluiria nesse pacote até o Ministro dos Transportes, Renan Filho, o qual, embora venha ratificando sua candidatura ao governo, poderia mudar de rumo.
PRESSÃO
Essas alternativas – que naturalmente são especulativas e que circulam nos bastidores - aumentam a pressão sobre o prefeito de Maceió, que insiste em se manter resguardado no seu projeto político que guarda a sete chaves.
MISSÃO
O ex-deputado João Caldas tem sido otimista com o seu Democracia Cristã e espera eleger de 10 a 15 deputados federais nas eleições de outubro, inclusive ele, marcando presença no Congresso.
