Articulação política
Bastidores indicam possível dobradinha Gaspar–Arthur Lira para o Senado com JHC ao governo

IDENTIDADE
A Casa de Direitos de Maceió, vinculada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), ampliou os atendimentos voltados à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O número de vagas diárias para o agendamento da CIN passou de 64 para 128, dobrando a capacidade de atendimento oferecida no local. O serviço foi estendido até as 17h.
Estimulado pelas recentes pesquisas e pela visibilidade na CPMI do INSS, o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil) admite disputar uma vaga no Senado Federal, o que já teria comunicado às pessoas mais próximas e ao seu próprio grupo político.
Em contato com a coluna, Gaspar, indagado sobre a mudança de partido para disputar o Senado – já que sua permanência no União Brasil é inviável diante da mesma pretensão de Arthur Lira, que preside a federação UB-PP em Alagoas –, o relator da CPMI assegurou: “Em breve saberei”. Ou seja, sua candidatura ao Senado está prosperando, afirmam aliados do deputado.
ANÚNCIO
Anteriormente, Alfredo Gaspar iria anunciar sua candidatura ao Senado no dia 5 deste mês, mas, a pedido de Arthur Lira, transferiu o anúncio para o próximo dia 25. Até lá, porém, definirá a qual partido irá se filiar, podendo ser o Podemos, além de outros que tentam atrair o relator da CPMI.
DOBRADINHA
Os bastidores políticos, entretanto, revelam que Gaspar e Arthur Lira podem fazer uma dobradinha para o Senado, com JHC para o governo, mas ainda aguardam que o prefeito de Maceió defina rapidamente seu destino político para as eleições deste ano.
PESO-PESADO
Numa disputa de gigantes, o Senado e o governo do Estado atrairão a atenção de todo o eleitorado, uma vez que Arthur Lira tem revelado, nos bastidores, que não voltará atrás em suas pretensões de disputar uma das duas vagas para o Senado.
PERSPECTIVA
Caso essas projeções se mantenham, um dos três – Renan, Arthur Lira ou Alfredo Gaspar – não chegará lá, e tudo dependerá de quem convencer melhor o eleitorado durante a campanha, que começa o ano a todo vapor.
MUDANÇA DE RUMO
Um conhecido político que disputará as eleições deste ano aposta que o deputado Arthur Lira não será candidato ao Senado, embora esteja de vento em popa na sua campanha na capital e no interior do Estado.
OPÇÃO
Mas o comportamento do ex-presidente da Câmara dos Deputados tem sido outro, ao apresentar seu filho, Álvaro Lira, como candidatíssimo a deputado federal.
PRA VALER
Com o desfile de blocos e orquestras de frevo, o Verão Massayó começou fervendo na orla da Pajuçara no último domingo. São os preparativos para o período de carnaval e a apresentação do Pinto da Madrugada, que neste ano voltará a desfilar em seu antigo trajeto.
PRIORIDADE
O governo do Estado e a Prefeitura de Maceió têm trabalhado juntos para oferecer total segurança a turistas e foliões, com o reforço das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal.
