Articulação política
Gaspar pode compor chapa com JHC em aliança com o PL

ESCOLA
O governo de Alagoas entrega hoje a nova sede da Escola Estadual Indígena Itapó, na comunidade Karapotó Plaki-ô, em São Sebastião. Com um investimento de R$ 3.605.440,84, provenientes de recursos do Fundeb, a unidade marca a 18ª escola inaugurada pelo programa Escola do Coração. Essa é a segunda escola estadual indígena entregue pelo governo no município.
Até o próximo dia 25 – trégua solicitada pelo deputado Arthur Lira –, quando Alfredo Gaspar deverá anunciar sua candidatura ao Senado da República, certamente pelo Podemos, o ex-presidente da Câmara dos Deputados vai dizer, definitivamente, qual é o seu projeto político para este ano.
Sobram para Arthur Lira algumas opções: sair sozinho nessa empreitada, com um candidato forte na cabeça de chapa para o governo; abrir novas alianças; disputar voto a voto com Alfredo Gaspar e Renan Calheiros; ou, na última das hipóteses, fazer uma dobradinha com o MDB, o que já viria acontecendo nos bastidores em alguns municípios.
ALIANÇA COM O PL
Já o deputado Alfredo Gaspar, que tem sido bem pontuado em pesquisas de opinião, pode sair numa chapa com JHC, o qual, pelas atuais circunstâncias, não deve demorar para revelar seu destino político nos próximos dias.
QUASE CERTO
Embora avaliando outras perspectivas, Gaspar avança para trocar o União Brasil pelo Podemos, partido no qual ficaria à vontade para fazer qualquer outra aliança que robusteça sua candidatura.
PRESSA
A decisão de Alfredo Gaspar de disputar uma vaga no Senado vai agilizar a definição de outros candidatos, com as respectivas suplências e a vice na chapa majoritária.
ESGOTANDO
Ao anunciar ao deputado federal Arthur Lira sua disposição de disputar o Senado, ainda fica no ar a pergunta de Alfredo Gaspar sobre a possibilidade de alguma aliança no processo eleitoral deste ano, que se torna cada vez mais complicado a partir de agora.
GARANTIA
Migrar para o Podemos é a estratégia do relator da CPMI do INSS para garantir sua candidatura ao Senado Federal. Isso porque, no União Brasil, não existe espaço para dois candidatos, no caso, ele e Arthur Lira.
MAIS DISPUTADA
Como se observa no cenário político, a entrada de Alfredo Gaspar no jogo vai aumentar ainda mais a pressão sobre Renan Calheiros e Arthur Lira, tornando a busca pelo voto ainda mais acirrada daqui para frente.
EQUIPE
Nos bastidores, além de seu poder de atrair votos pelas redes sociais – o que faz constantemente e tem aumentado suas chances –, Alfredo Gaspar já prepara um time com experiência em eleição majoritária para entrar em campo imediatamente e definir as regras de sua atuação política até as eleições.
CHEGANDO
O prefeito JHC, após a decisão de Alfredo Gaspar, não terá muito tempo para dizer se faz uma aliança como candidato a governador ou se adia seu projeto político por mais alguns anos. O momento, dizem aliados, chegou.
