Bastidores políticos
Expectativas e especulações marcam semana que antecedeu visita de Lula a Maceió

EDUCAÇÃO
Com um investimento de mais de R$ 17,4 milhões, o governo de Alagoas entrega hoje a nova sede da Escola Estadual Professor José Soares Filho e assina a ordem de serviço para o início das obras de uma Creche Cria em São José da Tapera.O pacote de entregas vai garantir infraestrutura de alto padrão desde os primeiros meses de vida até o ensino médio na rede de ensino do Sertão.
Hábil, com projeto político definido para as eleições de outubro, quando marchará com o Ministro Renan Filho para substituí-lo no governo, o Governador Paulo Dantas tem feito o dever de casa ao inaugurar, todas as semanas, obras no interior e prevê novas conquistas na construção de casas, estradas e novos hospitais para atender à população.
O Governador, que tem tido o cuidado de transitar democraticamente entre situação e oposição, será o grande cabo eleitoral do MDB, que reúne quadros importantes do partido, a exemplo do senador Renan Calheiros, que disputa provavelmente sua última eleição, e do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor.
APOIO
A inauguração da sede da Embrapa em Alagoas, que incentivará a execução de grandes projetos, é uma das conquistas do governo do Estado junto ao Presidente Lula, que não tem economizado ajuda ao governo de Alagoas em diversos outros segmentos, inclusive na área de segurança pública.
PREVISÕES
A semana que antecedeu a chegada do Presidente Lula a Maceió foi recheada de comentários e previsões políticas, mas somente no campo das especulações. Na prática, apenas previsões – algumas boas para a situação e outras não tão importantes assim – indicam que as coisas estão avançando rapidamente.
DEFINIÇÕES
A esperança do MDB é de que a presença do Presidente Lula seja fundamental para definir definitivamente os grupos que estarão com ele no palanque eleitoral, assim como revelar quem serão, de fato, os candidatos majoritários.
NOVA FERRAMENTA
O Cesmac lança amanhã, quarta-feira, às 9h, no Centro Cultural João Sampaio, um aplicativo intitulado SuaveMente, que fortalece o apoio institucional ao cuidado com a saúde mental no ambiente universitário, em consonância com as diretrizes da NR-1. O desenvolvimento do aplicativo foi realizado por meio da pesquisa de mestrado do discente Silvino Costa Ferro, sob orientação da professora-doutora Kristiana Cerqueira Mousinho, no Programa de Mestrado em Pesquisa em Saúde.
TECNOLOGIA
O app, além de ser uma solução tecnológica viável e relevante para o apoio à saúde mental no ambiente universitário, oferece recursos de acompanhamento emocional, autorreflexão e intervenções de autocuidado, sendo um produto inovador, com impacto social relevante para a instituição.
RAPIDEZ
A Delegacia de Homicídios agiu rápido e, em poucas horas, descobriu e prendeu o suspeito de ter arremessado o músico Abdon de Paula Gomes Neto, de 41 anos, do segundo andar de um edifício no bairro da Jatiúca. A perícia técnica descartou suicídio e concluiu que Abdon travou luta corporal com o suspeito, o que terminou com a morte do profissional. As causas ainda estão sendo apuradas pela equipe da delegada Tacyane Ribeiro, mas a perícia técnica descartou algumas situações, inclusive a de suicídio.
