Bastidores de Brasília
Embate entre Renan Calheiros e Arthur Lira esquenta debate sobre Banco Master

MERENDA
O Conselho Estadual de Alimentação Escolar de Alagoas publicou resolução sobre a oferta de alimentos saudáveis e nutritivos, como frutas e sucos naturais, nas cantinas das escolas das redes estadual e municipal no Estado. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ficará responsável por adotar as providências necessárias para assegurar o cumprimento da medida.
O Presidente Lula bem que deve tentar uma composição entre Renan Calheiros e Arthur Lira, ou garantir, pelo menos, que um não atrapalhe o outro na caminhada para o Senado. Por outro lado, nesse curto espaço de tempo em que permanecerá em Maceió – quando vai comemorar a construção de 2 milhões de moradias em todo o Brasil –, deverá arrancar a revelação do prefeito JHC sobre para onde vai nas eleições de outubro.
O que prevalece para o Presidente é um palanque que possa ser chamado de seu, onde ele alcance melhor votação do que a obtida nas eleições passadas, capital que deu a dianteira ao então presidente Jair Bolsonaro.
NAS ALTURAS
A temperatura subiu nos últimos dias, em Brasília, entre Renan Calheiros e Arthur Lira, em torno do Banco Master. O senador faz acusações ao atual presidente da Câmara, Hugo Motta, e ao ex-presidente, de pressionarem o Tribunal de Contas da União “para que o TCU liquide a liquidação” da instituição financeira.
JOGO PESADO
Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Renan anunciou que “não haverá complacência e tudo será apurado”, enquanto Lira devolveu a acusação afirmando que “as afirmações do senador são fake news e servem para chantagear o governo e o parlamento".
DEFINITIVO
A apuração de possíveis interferências políticas no processo do Banco Master afastou de vez a possibilidade de qualquer acordo entre os dois, que pretendem garantir as vagas no Senado.
PEDRA NO CAMINHO
O que tem preocupado os grupos políticos diretamente envolvidos nas eleições deste ano é a candidatura revelada pelo deputado Alfredo Gaspar, que pode tirar uma das duas vagas para o Senado que, a princípio, seriam ocupadas por Lira e Renan Calheiros.
EFEITO COLATERAL
Além de uma trégua entre o MDB e o PP, o Presidente Lula também estaria trabalhando nos bastidores para que o prefeito JHC – se realmente não sair candidato ao governo ou ao Senado – não complique a situação de Renan Filho, um dos melhores ministros de sua equipe de governo.
EM ABERTO
No bolo das composições políticas, já se discutem alianças para a indicação de vices nas prováveis chapas para o governo e de suplentes para o Senado da República, cenário que interessa a quem está e a quem pretende continuar na linha de frente dos projetos de todos os partidos.
INDIFERENÇA
Indiferente aos comentários de bastidores de que poderia abdicar de uma candidatura ao Senado, conforme algumas lideranças políticas, o deputado Arthur Lira tem dado prioridade a inaugurar obras no interior e seguir em frente com seu projeto político. Álvaro Lira, seu filho mais velho, já tem carimbado seu passaporte para ocupar o lugar do pai na Câmara dos Deputados. Para aliados de Lira, a perspectiva de renunciar à candidatura ao Senado não lhe passa pela cabeça, e essas notícias são atribuídas aos adversários.
