Articulação política
Inaugurações reúnem lideranças de diferentes partidos em palanque amplo

NOVOS JUÍZES
O Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, se reuniu ontem com os novos juízes substitutos e reforçou a importância de os magistrados atuarem com celeridade e eficiência. No encontro, Bittencourt entregou computadores aos novos magistrados, que nesta segunda-feira (26) começam a atuar, ainda sob supervisão.
A chegada do Presidente Lula, que participará hoje, em Maceió, de eventos públicos, como a inauguração de conjunto habitacional popular, acompanhado do governador Paulo Dantas e de outras autoridades, certamente servirá para que ele reúna aliados e anuncie a sua candidatura à reeleição.
A expectativa é de que o Presidente revele seu novo projeto político para 2027 e com quem marchará em Alagoas nas eleições de outubro, embora haja muita precaução quando se trata do apoio que deverá dividir entre Renan Calheiros e Arthur Lira, que disputam as duas vagas para o Senado.
PALANQUE AMPLO
É esperada para hoje – embora existam visíveis diferenças políticas – a presença de lideranças dos mais variados partidos nas solenidades de inauguração de conjuntos habitacionais, do PT ao Centrão, que trabalharam duramente para algumas conquistas sociais.
PRESENÇAS
Entre as autoridades presentes, estão cinco ministros de Estado, inclusive o Ministro dos Transportes, Renan Filho, que tem acompanhado o Presidente Lula em viagens pelo Brasil. Além da inauguração de casas populares, Lula fará a entrega de unidades móveis odontológicas e de sete ambulâncias para o Samu de vários municípios.
INICIATIVA
Aliados do Presidente Lula acreditam que a possível candidatura de JHC ao governo do Estado, como vem sendo especulado, será um caso à parte e ficará restrita ao próprio prefeito de Maceió, que decidirá se revelará ou não, neste momento, seu projeto para as eleições de outubro.
INTERESSE
Para onde irá o prefeito de Maceió nas eleições deste ano é o assunto que mais interessa aos seus aliados com a presença do Presidente Lula, que esperam uma definição rápida para não prejudicar as composições com lideranças, principalmente na capital do Estado.
REFORÇO
A Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV, deverá ganhar reforços de peso nas eleições para a Assembleia Legislativa. De malas prontas para mudar de partido, Davi Maia e Léo Loureiro se juntam ao líder do governo, Sílvio Camelo, para ampliar o número de cadeiras na Casa de Tavares Bastos.
APERTANDO
O Ministério Público está intensificando a fiscalização no Agreste do Estado em relação às emendas parlamentares e exigirá que uma série de obras em execução tenha total transparência, conforme determina a lei. As investidas do MP deverão avançar para outras regiões de Alagoas.
VAGA NA ASSEMBLEIA
Se depender do prefeito Luciano Barbosa, de Arapiraca, um de seus filhos, Lucas Barbosa, garantirá uma vaga na Assembleia Legislativa. O próprio pré-candidato assegura que Arapiraca – com pelo menos 150 mil eleitores – tem espaço suficiente para eleger mais deputados estaduais.
