Apoio informal
Discurso de prefeito indica alinhamento político para as eleições de outubro

CONCURSO
O Ministério Público Estadual publicou, nessa sexta-feira (23), edital do concurso público para cargos do quadro permanente da instituição. O certame será organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e contempla vagas de nível médio e nível superior, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração inicial de até R$ 6.243,37, a depender do cargo.
Ao exaltar o Presidente Lula durante a inauguração de habitações populares no bairro de Santa Amélia no final da manhã dessa sexta-feira (23), o prefeito JHC surpreendeu a todos que compareceram ao evento e ressaltou a parceria com o governo federal que possibilitou durante todos esses anos avanços sociais alcançados pela prefeitura da capital.
Embora ressaltando uma parceria institucional, JHC foi pragmático ao dizer que o povo alagoano saberá reconhecer nele todos esforços feitos pelo governo, especialmente para a cidade de Maceió.
APOIO INFORMAL
No seu discurso, embora não tenha explicitamente declarado apoio político ao Presidente nas próximas eleições – tampouco se será candidato –, o prefeito de Maceió deixou pistas sobre o time pelo qual ele vai jogar nas eleições de outubro.
JOGO ABERTO
Já o Governador Paulo Dantas voltou a declarar apoio ao Presidente Lula, ao Ministro dos Transportes, Renan Filho, como governador, à reeleição do senador Renan Calheiros, além de agradecer o governo federal por tudo que tem sido feito pelo estado de Alagoas.
PRESTIGIADO
O evento, que foi prestigiado por centenas de pessoas, revelou também a pretensão do Presidente Lula de construir mais 2 milhões de moradias por todo o Brasil para quem mais precisa, escolhendo a cidade de Maceió para o anúncio do arrojado projeto habitacional.
EQUILÍBRIO
Como conhece bem Renan e Arthur Lira, o Presidente Lula preferiu se manter distante da disputa das duas lideranças, destacou as ações do governo federal, anunciou novos projetos, o bom relacionamento com o Governador Paulo Dantas e o prefeito JHC, mas, nos bastidores, sugere uma trégua durante a campanha para que o seu palanque não seja contaminado com uma situação absolutamente regional.
ESQUIVANDO
O prefeito JHC, que se pensava disposto a anunciar qual o seu projeto político para as eleições deste ano, preferiu ainda deixar o anúncio para um momento mais oportuno, ouvindo lideranças em seu entorno para poder bater o martelo e entrar com força na campanha deste ano.
REPERCUTINDO
Um encontro ocorrido nos últimos dias na residência do empresário Fábio Farias entre o senador Renan Calheiros e o prefeito de Maceió, JHC, deu motivo para vários comentários e especulações. Mas quem esteve presente, como o anfitrião, preferiu desconversar sobre possibilidades do futuro político ou mesmo de qualquer acordo entre os dois com relação às eleições de outubro.
RUMOS DIFERENTES
Como os termômetros estão subindo à medida que a campanha toma corpo, não há, sob nenhum ponto de vista, nenhuma possibilidade de acordo entre Renan e Arthur, e cada um seguirá seu caminho na corrida ao Senado.
