loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 27/01/2026 | Ano | Nº 6148
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Política

Aliados defendem cautela para avaliar movimento político do prefeito

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

FAKE NEWS

A ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, alertou ontem para o crescimento da circulação de desinformação com a proximidade das eleições, promovida com objetivos de gerar descrença e “capturar a vontade livre do eleitor”. Cármen observou que as tecnologias não são más em si, dependendo do mau uso que se faz delas para provocarem o dano.

Mesmo que JHC tenha apenas se referido ao Presidente Lula com um apoio institucional a Maceió, pelo volume de obras realizadas nos últimos anos, boa parte da militância não entendeu dessa forma e exige que o prefeito de Maceió declare, de uma vez por todas, com quem estará no palanque e se é mesmo candidato a governador.

Os últimos dias foram considerados difíceis para o entorno do prefeito da capital, que vem sendo questionado sobre se JHC vai mesmo apoiar Lula na reeleição e quais serão seus futuros passos.

ANALISANDO

Pessoas ligadas ao deputado Alfredo Gaspar entendem que será necessário deixar a poeira baixar para que a tendência política do prefeito seja analisada com prudência, o que deve acontecer nos próximos dias. Afinal, a campanha para alguns cargos majoritários e proporcionais já está em pleno vapor, e a oposição tem avançado mais nos últimos dias.

SURPRESA

Eleitores da direita em Maceió, contudo, não esperavam um discurso pró-Lula tão contundente como o de JHC na semana passada. O prefeito foi alvo de milhares de internautas que não digeriram suas declarações, ainda que tenham sido de caráter institucional.

REPERCUSSÃO

O tema, que movimentou intensamente as redes sociais nos últimos dias, vai exigir que o prefeito JHC dê explicações convincentes ao seu eleitorado o mais rápido possível, para não contabilizar mais prejuízos eleitorais neste início de campanha.

BALANÇADO

Com a migração do deputado Alfredo Gaspar para o Partido Novo, prevê-se que muitas novidades possam acontecer a qualquer momento. Nos bastidores, surgem várias interpretações sobre candidaturas e até mesmo sobre um afastamento gradual do relator da CPMI do INSS em relação ao prefeito JHC, caso este mantenha a possibilidade de apoiar a esquerda nas próximas eleições.

EMERGÊNCIA

Se, por um lado, o MDB está numa posição confortável, com o Governador Paulo Dantas comandando o processo eleitoral, por outro, o entorno do prefeito de Maceió tem uma visão completamente diferente. Nos bastidores, a oposição apressa uma reunião de emergência para colocar os pontos nos is.

AGUARDADO

Depois da visita do Presidente Lula a Maceió, com JHC ainda indeciso, resta apenas ao deputado Alfredo Gaspar anunciar se vai mesmo disputar o Senado, independentemente da parceria com o prefeito, ou se optará pela reeleição, considerada mais tranquila.

SINAL DE ALERTA

Em um ano difícil, com eleições para quase todos os níveis, o clima tem sido tenso em muitos municípios, sobretudo no Alto Sertão e em outras regiões, o que acende um sinal de alerta para as autoridades. Além da violência, o Tribunal Regional Eleitoral também está atento a crimes eleitorais, em conjunto com a Polícia Federal, principalmente à compra de votos, comum em tempos de eleições, quando o dinheiro corre solto.

Relacionadas