Articulações políticas
Grupo de Gaspar avalia novas alianças para 2026

ESCOLA
Com um investimento de aproximadamente R$ 11 milhões, o governo do Estado inaugura hoje a nova sede da Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, na Aldeia Katokinn, em Pariconha, e autoriza frentes de trabalho que beneficiarão jovens e adultos, potencializando a educação intercultural e o regime de colaboração com o município.
Apesar de, a princípio, apostarem na candidatura de JHC ao governo do Estado, aliados de Alfredo Gaspar já admitem a escolha de um nome para disputar com o Ministro Renan Filho, em uma parceria com o ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, diante das recentes declarações do prefeito de Maceió.
A avaliação de pessoas ligadas a Alfredo Gaspar é que uma aliança com Arthur teria amplas possibilidades de eleger ambos para o Senado da República, em que um daria sustentação ao outro no interior, enquanto Gaspar puxaria o eleitorado da capital.
NOVAS OPÇÕES
Embora publicamente ninguém do grupo de Gaspar ainda tenha batido o martelo – com exceção de Renan Filho como candidato ao governo e Renan Calheiros à reeleição no Senado –, as alianças ainda estão por acontecer. A possibilidade, todavia, é muito grande, e as conversas têm evoluído nos últimos dias.
GARANTIA
A mudança de partido do relator da CPMI do INSS deve-se ao fato de o provável candidato ao Senado querer garantir, sem nenhuma interferência no processo eleitoral, a possibilidade de disputar a eleição. Ou seja, a esta altura do campeonato, é difícil acreditar que alguém confie plenamente no outro até as convenções partidárias, no mês de agosto.
ARRUMANDO A CASA
Muito embora comande as eleições deste ano pelo MDB, o Governador Paulo Dantas investe pesado na estruturação do PSD em todo o Estado. Entre os nomes citados estão o ex-prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar; Thaís Canuto, do Pilar, e até mesmo a vice-prefeita de Arapiraca, Rute Nezinho. Dantas, como se vê, projeta uma nova força política para as eleições de 2030.
INCERTO
Seguidores do vice-governador Ronaldo Lessa aguardam com ansiedade uma definição sobre se ele disputa ou não as eleições de outubro. No tabuleiro das perspectivas, e se dependesse apenas de sua vontade, Lessa iria para o embate no Senado, embora não se saiba se isso facilitaria ou prejudicaria o senador Renan Calheiros.
DEPENDÊNCIA
Mas o próprio Ronaldo Lessa depende apenas da decisão do Governador Paulo Dantas, que já reafirmou que ficará à frente do governo até o fim do mandato. Portanto, a perspectiva de Ronaldo ser efetivado para o restante do governo é uma possibilidade em mil.
SEQUÊNCIA
A Secretaria de Segurança Pública tem intensificado as operações policiais para o combate à violência e projeta para este ano de 2026 muitas outras ações que já estão sendo investigadas. A Polícia Civil tem cumprido com eficiência os mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário.
EXPECTATIVA
Em Brasília, a expectativa é grande sobre a atuação da Comissão de Assuntos Econômicos, presidida pelo senador Renan Calheiros. Como o assunto envolvendo o Banco Master é considerado uma bomba prestes a explodir, além do estrago que já foi feito.
