IMPACTO
Alarde oficial provoca corrida aos postos de saúde

TURISMO
A Embratur, em parceria com o governo de Alagoas e o Sebrae, realiza nesta quinta-feira (5), a partir das 16h, no Hotel Jatiúca, em Maceió, o encontro para apresentação do Plano Brasis 2025–2027. Trata-se do documento que vai orientar a promoção internacional do turismo brasileiro e inclui uma estratégia de posicionamento do Estado no mercado global.
Uma ineficiente logística colocada em prática pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió para a aplicação da vacina contra a meningite tipo C, no último sábado, provocou desconforto, tumulto e monstruosos engarrafamentos, sobretudo na parte alta da cidade.
Sob um sol escaldante, diversas pessoas passaram mal nas filas. Muita gente deixou de ser vacinada, o que rendeu pesadas críticas à Prefeitura de Maceió, que destinou um número reduzido de servidores para atender à grande demanda.
IMPACTO
Como o anúncio da Secretaria de Saúde foi agressivo, alardeando a possibilidade de contaminação em face dos casos já registrados, a corrida aos postos – que já deveria ter sido prevista pelas autoridades – foi além do esperado e trouxe transtornos para a população.
CONFUSÃO
Como havia muito tempo não se via, em pleno sábado, engarrafamentos em toda a cidade, o DMTT foi pego desprevenido e pouco pôde fazer para organizar o trânsito caótico.
FRUSTRAÇÃO
Quem enfrentou intermináveis filas criticou a Prefeitura de Maceió pela falta de estrutura, sobretudo quando idosos, pessoas com dificuldades de locomoção e crianças sequer conseguiram ser atendidos.
LIÇÃO
O verdadeiro caos em que se transformou Maceió no último sábado deve ter servido de alerta à Secretaria de Saúde de que não é assim que se faz, mas, sim, com planejamento real, para que a população não seja penalizada.
PRORROGADO
Menos de 24 horas depois do vexame, a Secretaria de Saúde anunciou, nos meios de comunicação, a prorrogação da vacinação durante toda esta semana, quando as pessoas deverão ter mais informações sobre os locais de atendimento por meio da própria Prefeitura de Maceió.
SEM AFETAR
A permanência do prefeito JHC à frente do Partido Liberal, em Maceió, questionada pelo eleitorado bolsonarista após discurso enaltecendo o Presidente Lula há dez dias, por ocasião da entrega de ambulâncias e unidades habitacionais, parece não prosperar.
APOIO
Mesmo com a prefeitura sendo bombardeada nas redes sociais pela mudança brusca de rumo, vereadores fizeram, na semana passada, um gesto de apoio a JHC, apostando ainda em sua candidatura ao governo do Estado, decisão que continua sendo postergada pelo chefe do Executivo municipal. No encontro, em que apenas o vereador Kelmann Vieira tem se manifestado, dando a entender que JHC vai mesmo enfrentar Renan Filho nas urnas, o principal interessado insiste em manter o suspense.
BIOGRAFIA
A escritora e médica Ângela Canuto lançou, na semana passada, livro com a biografia do industrial Coronel Otávio Moreira, cuja vida foi marcada pela luta, fé, compromisso com o desenvolvimento de Alagoas e assistência social aos seus operários.
