TRADIÇÃO
Pinto da Madrugada reafirma força cultural em desfile seguro e organizado

MAPEAMENTO
O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) concluiu o mapeamento das áreas de alto e muito alto risco em Maceió, abrangendo bairros como Feitosa, Fernão Velho, Benedito Bentes, São Jorge, Farol, Bom Parto, Vergel, Levada, Trapiche e Santa Amélia, além de grotas e localidades como Moreira, Pau d’Arco, Cigano, Vila Emater, Vale Verde e Reginaldo.
Em um desfile histórico que levou dezenas de milhares de foliões à orla da Pajuçara, com cobertura completa e impecável da TV Gazeta de Alagoas, o Pinto da Madrugada mais uma vez brilhou na avenida ao som de várias orquestras de frevo.
Mesmo com o sol escaldante desde a concentração, os foliões aqueceram as turbinas, sob hidratação de água e cerveja, dando um verdadeiro show de animação.
NORMALIDADE
O desfile do Pinto da Madrugada deixou claro que se trata de um evento que faz parte da cultura de Maceió, transcorrendo de forma segura, com garantia da Secretaria de Segurança Pública durante todo o trajeto, em seu percurso original.
ANIMAÇÃO
No quesito animação, alguns blocos se destacaram pelo grande volume de participantes, a exemplo do Peteco e de outros que lotaram a Avenida Sílvio Viana, além do desfile de populares com fantasias exóticas.
RESISTÊNCIA
Mesmo sob a forte chuva que caiu sobre Maceió no final da manhã, o Bloco Vulcão, da Polícia Militar – que comemorou 90 anos de fundação – deu um show no desfile de domingo, arrastando milhares de foliões ao som de frevos e marchinhas tradicionais do carnaval.
BEM DISCRETA
A participação de políticos no desfile do Pinto neste ano foi bem discreta. Os candidatos preferiram visitar suas bases no interior do Estado para garantir apoio nas eleições de outubro. Ainda assim, o prefeito JHC participou da folia, enalteceu o encontro de gerações e destacou “a força cultural do evento”.
SINTONIA
O prefeito de Maceió, JHC, incomodado com críticas do próprio PL, preferiu buscar apoio do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, embora ainda tenha de normalizar as relações com aliados, após o discurso em que enalteceu o governo do Presidente Lula, semanas atrás, no bairro de Santa Amélia.
RECONSTRUÇÃO
Além de reconstruir a aproximação com dirigentes do PL no Estado, o prefeito de Maceió trabalha para lançar uma chapa forte para deputado federal, tendo como puxadora de votos sua esposa, Marina Candia, que tem se apresentado bem nas pesquisas eleitorais.
SEM GARANTIA
Mesmo buscando apoio do presidente do PL, será que o prefeito JHC será candidato ao governo do Estado? Após idas e vindas, o prefeito ainda resiste em bater o martelo, enquanto aliados reclamam da perda de tempo em uma campanha política que, na prática, já começou.
LADO A LADO
O MDB tem sido inflexível em suas alianças, e o Ministro Renan Filho, a exemplo do pai, não admite o deputado Arthur Lira no mesmo palanque, mesmo que ele venha a apoiar o Presidente. Como se vê, muita água ainda vai correr por baixo da ponte.
