loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 10/02/2026 | Ano | Nº 6158
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

ESTRATÉGIA

Oposição planeja usar Ronaldo Lessa para "desidratar" Alfredo Gaspar nas urnas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

JUDICIÁRIO

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) julgaram 37 processos durante a sessão do Pleno realizada nessa terça (10). Os julgamentos foram conduzidos pelo chefe do Poder Judiciário de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt. Dos 37 processos previamente pautados, foram julgados 28, enquanto nove foram adiados ou retirados de pauta.

Mesmo no clima de carnaval, JHC tem dado sinais positivos de que será mesmo candidato ao governo de Alagoas, mas, por enquanto, por meio de seus aliados. Uma declaração direta à população é o que todos esperam, entretanto, enquanto isso não ocorre, as especulações continuam. Os primeiros passos já foram dados, inclusive com conversa com o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, que aposta no prefeito de Maceió.

Em contrapartida, o vice-governador Ronaldo Lessa também decidiu disputar o Senado Federal, mas, a princípio, demonstra que seu principal adversário será o deputado Alfredo Gaspar, deixando de lado dois fortes candidatos: Renan Calheiros e Arthur Lira.

MISSÃO

Como Alfredo Gaspar vem se sobressaindo nas pesquisas de opinião, a estratégia da oposição seria Ronaldo Lessa tirar votos do relator da CPMI dos aposentados e, assim, desidratá-lo nas urnas no dia 4 de outubro, com visíveis prejuízos eleitorais.

DEFINIDO

Ronaldo Lessa, que esperava uma decisão do Governador Paulo Dantas, concluiu que o chefe do Executivo ficará mesmo no cargo até o último dia do seu mandato, permitindo, assim, que ele tome o seu próprio destino político.

OBJETIVO

Para aliados do deputado Alfredo Gaspar, uma pretensa candidatura de Ronaldo Lessa ao Senado objetiva desacelerar sua corrida eleitoral e, naturalmente, fortalecer a candidatura do senador Renan Calheiros, que certamente disputará sua última eleição.

NOVA FORÇA

Nessa corrida para o Senado e para o governo do Estado, o que se observa é o empenho do Governador Paulo Dantas em fortalecer o PSD, filiando lideranças políticas que lhe possam render grandes resultados eleitorais em um projeto consolidado para 2030.

CHAPA FORTE

O objetivo, segundo pessoas próximas ao Governador, é fortalecer o PSD nas eleições de outubro para deputado federal e conquistar espaços longe do MDB, que até agora tem avançado em mais de 80% dos municípios de norte a sul do Estado.

ESPECULAÇÃO

Com Ronaldo Lessa no jogo, Renan Filho como pré-candidato ao governo ou ao Senado, Renan Calheiros e Arthur Lira em um embate sem precedentes, e JHC aguardando “ver a banda passar”, as eleições deste ano reservam grandes surpresas até as convenções partidárias.

CONCENTRAÇÃO

Mesmo que o quartel-general político do carnaval esteja sediado na Barra de São Miguel, tradicional ponto de encontro de velhas lideranças, é pouco provável uma conversa entre o senador Renan Calheiros e o deputado Arthur Lira.

CIRCULAÇÃO

Como a aproximação de candidatos é comum na Barra de São Miguel, este ano parece que isso não deve acontecer — ou, pelo menos, ocorrerá longe dos olhos e ouvidos do eleitorado.

Relacionadas