loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 11/02/2026 | Ano | Nº 6159
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

SUCESSÃO

Renan Filho ganha força como potencial vice de Lula em 2026

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

JUDICIÁRIO

O Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, participou, nesta quarta (11), do 6º Encontro Nacional com os Comitês estaduais e distrital de Políticas Penais. Realizado em formato virtual, o evento foi promovido pelo Comitê de Enfrentamento ao Estado de Coisas Inconstitucional do Sistema Prisional brasileiro.

Ao reiterar várias vezes que é pré-candidato ao governo de Alagoas, os bastidores se aquecem com informações de que o Ministro Renan Filho pode mudar de rumo, caso assim entenda o seu partido, o MDB, liderado no Estado pelo senador Renan Calheiros.

As conversas de Calheiros com Lula nos últimos dias, em Brasília, em que o Presidente busca uma aliança com o MDB, abrem novas perspectivas no cenário eleitoral, em uma negociação que pode envolver a indicação do candidato a vice, que, no caso, poderia ser Renan Filho.

NO FOCO

Mesmo que o assunto esteja sendo discutido nos bastidores, não se pode descartar a candidatura do Ministro dos Transportes na chapa com Lula, considerado um dos mais importantes aliados do Planalto na defesa do governo e pelas obras realizadas até agora.

SEM ALARDE

O tema, que vem sendo tratado com muita reserva, evolui conforme o entendimento do MDB, partido com força suficiente para indicar o vice-presidente e garantir outras participações em um eventual governo.

ASSUNTO ENCERRADO

Um provável apoio do deputado Arthur Lira à candidatura do Presidente Lula é bem visto pelo MDB da família Calheiros, embora não dividam o mesmo palanque – tarefa difícil, mas que poderá ser contornada durante a campanha, que já está a todo vapor.

PARA COMPLICAR

Além do vice-governador Ronaldo Lessa, que está à disposição para disputar o Senado e, assim, rachar os votos com Alfredo Gaspar, o deputado José Wanderley também pode entrar na jogada para fortalecer a reeleição de Renan Calheiros.

FORÇA POLÍTICA

Ao assumir vários cargos públicos, inclusive como vice-governador e secretário de Saúde do Estado, Wanderley goza de prestígio político e tem ampla penetração em campos opostos, ou seja, não apresenta a rejeição observada em outros candidatos.

DESARRUMAÇÃO

Enquanto os candidatos discutem bases e selecionam nomes para as chapas majoritárias e proporcionais, o caso do Banco Master avança com celeridade e pode causar fortes danos já nestas eleições. É uma bomba prestes a explodir, que pode expor conceituadas lideranças políticas em Alagoas e em outros estados.

NOVA FASE

A SSP não tem parado nos últimos dias no combate ao crime organizado. Ontem, por exemplo, os órgãos de segurança deram sequência à segunda fase da Operação Fechando o Cerco e, até o final da tarde, mais de 20 suspeitos haviam sido presos.

HOMENAGEM

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas homenageará, na próxima quarta (18), nos seus 157 anos de existência, o professor Francisco Reynaldo com a condecoração Jayme de Altavilla. Paulista, ele publicou um dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico sobre Alagoas e suas personalidades. A primeira edição foi lançada pelo Senado e nos salões da Academia Alagoana de Letras.

Relacionadas