app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Imobiliário

Para CBIC, expansão imobiliária em 2020 deve superar a de 2019

Presidente da entidade prevê recuperação de mercados em outras regiões

Por Agência CBIC | Edição do dia 25/01/2020 - Matéria atualizada em 25/01/2020 às 04h00

José Carlos Martins, presidente da CBIC, diz que número de lançamentos também deve melhorar
José Carlos Martins, presidente da CBIC, diz que número de lançamentos também deve melhorar - Foto: Divulgação
 

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, acredita que os lançamentos e as vendas de imóveis dos padrões médio e alto em 2020 devem superar os de 2019, em função da maior oferta de crédito e da melhoria de renda. Ele também prevê a recuperação de mercados fora da região Sudeste.

“A grande revolução do crédito foi a Caixa Econômica Federal passar a oferecer financiamento imobiliário atrelado ao IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo]”, afirmou Martins ao Valor Econômico. A declaração integra matéria que destaca que incorporadoras elevaram lançamentos em 36% no ano passado.

Martins ressaltou também que, mesmo lenta, a redução do desemprego começa a se refletir no aumento da confiança por parte de quem está empregado. Além disso, espera que a expansão do País tende a superar a do ano passado, puxada por mercados como Salvador, Recife e Brasília, que começam a se recuperar.

De modo geral, o presidente da CBIC avaliou que o mercado espera a continuidade de melhor desempenho de lançamentos e vendas para as classes média e alta em relação ao de produtos para a baixa renda.

A repórter ouviu as maiores empresas do setor e consolidou os dados imobiliários que indicam crescimento de 36% do Valor Geral de Vendas (VGV) apresentado ao mercado, na comparação com 2018, para R$ 22,595 bilhões.

O assunto tem interface com o projeto ‘Melhorias para o mercado imobiliário’, desenvolvido pela CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Mais matérias
desta edição