app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Imobiliário

Condomínio realiza primeira assembleia digital

.

Por Redação | Edição do dia 16/05/2020 - Matéria atualizada em 16/05/2020 às 04h00

Com uma ferramenta inovadora na área de condomínios, a administradora Zampieri|Lello Condomínios foi responsável pela realização da primeira assembleia digital de Alagoas. Com a plataforma digital online, mais de 100 novos moradores do Residencial Park Boa Vista, entregue pela Construtora Telesil Engenharia, puderam eleger o novo síndico e ainda outros itens da pauta da assembleia de instalação sem a necessidade de aglomerações.

“A experiência de utilizar uma ferramenta moderna para a realização de uma assembleia foi enriquecedora. O novo formato transforma as longas reuniões e, por vezes sem a participação dos condôminos, em um momento rápido, repleto de informações acessíveis a qualquer momento na palma da mão. Sem falar que é na assembleia de instalação que é dado start para a vida do condomínio e, poder iniciar de forma tão tranquila e com a participação efetiva de mais de 60% dos condôminos, foi muito importante para a relação que será estabelecida entre a administradora, corpo diretivo e condôminos”, avalia Nilo Zampieri Jr., diretor da Zampieri|Lello Condomínios.

A assembleia digital é o encontro online de condôminos, a partir de uma plataforma digital. Desta maneira, não importa onde as pessoas estejam fisicamente, elas se reúnem virtualmente com o uso de smartphone, tablet ou computador.

“A principal vantagem deste formato é a maior participação dos condôminos. Temos visto que nas assembleias digitais o número é muito maior de pessoas interagindo. E, para este tempo em que as aglomerações não são possíveis, é a principal ferramenta para que o condomínio não pare!”, disse Alexandre Ximenes, diretor executivo da Lello Condomínios. 

Vale salientar que a legalidade do artifício online exige protocolos de segurança para garantir a validade da ata e que o cartório a reconheça e a registre. “Nós não estamos falando de uma simples videoconferência onde as pessoas se reúnem e discutem determinado assunto. Uma assembleia digital é feita numa plataforma com protocolos de segurança e registrada em cartório. Do contrário, pode ser cancelada futuramente por qualquer morador”, salienta o diretor da Zampieri|Lello Condomínios.

A assembleia de condomínio é o momento em que os condôminos se reúnem para decidir a vida do condomínio. É nesta reunião que entra em pauta as questões administrativas que orientam a rotina do lugar. É parte da tarefa do síndico organizar todas as assembleias e liderar a ocasião com sabedoria e maturidade para evitar que o diálogo acabe em discussões. 

Todo condomínio, quando entregue pela construtora, deve fazer a assembleia geral de instalação. Ela é fundamental para o início da vida coletiva dos novos moradores. Além da inscrição de CNPJ junto à Receita Federal, fica decidido quem será o primeiro síndico do lugar e toda a equipe condominial – sem esquecer de contratar o seguro obrigatório.

“Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar aglomerações neste momento crítico de pandemia, a assembleia digital é a solução para  garantir a continuidade indispensável do processo. Tivemos agilidade na votação e nas demais decisões, já que cada morador pode entrar no momento oportuno para participar da assembleia digital”, disse Nilo Zampieri Jr.

Mais matérias
desta edição