app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Imobiliário

Cadeia produtiva deve se unir para enfrentar desafios

Associação Nacional dos Materiais de Construção promove live para discutir novo cenário

Por Agência CBIC | Edição do dia 23/05/2020 - Matéria atualizada em 23/05/2020 às 04h00

José Carlos Martins, presidente da CBIC, diz que setor da construção é o mais preparado para fazer retomada
José Carlos Martins, presidente da CBIC, diz que setor da construção é o mais preparado para fazer retomada - Foto: Divulgação
 

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, defendeu na última quinta-feira (21), durante a live ‘Ações da Construção Civil em Momento Desafiador’, a importância da união da cadeia produtiva do setor com uma pauta de interesse comum para ampliar, melhorar e dar maior visibilidade ao mercado; mudar a cultura sobre a importância da casa própria, e defender que a retomada da economia no País seja via investimento e não consumo de bens.

“O México tem metade da economia do Brasil e o mesmo número de trabalhadores na construção”, comentou Martins, reforçando a importância de um trabalho conjunto para o reconhecimento do valor de toda a cadeia produtiva do setor no País.

Promovida pela Associação Nacional dos Materiais de Construção (Anamaco), a live foi mediada pelo superintendente da entidade, Waldir Abreu.

“O bem principal da família é a sua casa”, apontou Martins, ao mencionar que, em alguns casos, a pandemia mostrou que ela precisa ser maior e precisa de reforma. “Não podemos perder essa oportunidade. Quanto mais aumentarmos o estoque de casas, mais temos o que fazer dentro delas”, frisou, ao citar o déficit habitacional brasileiro de 7,8 milhões de domicílios (dados da FGV de 2017).

A quebra de paradigma a partir da pandemia foi reforçada pelo presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e presidente-executivo do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), Paulo Camillo Penna. “As pessoas passam a perceber a casa não apenas como moradia, mas como lugar de trabalho e lazer”.

“Precisamos de um senso comum para defender o nosso business, que é melhorar a vida das pessoas, fazer casas, calçadas, viadutos, o que é bom para todo mundo”, destacou Martins, apoiado por Paulo Penna e pelo presidente da Anamaco, Geraldo Defalco.

“Na medida em que o setor cresce, ele precisa contratar gente”, completou Waldir Abreu, apontado que “o caminho está em colocar a construção em marcha para trabalhar, porque gente contratada reforma casa”.

“Não vejo outro setor mais preparado e com maior capacidade de fazer uma retomada que o da construção. Quando se investe na construção se impacta 97 outros setores”, concluiu Martins.

Mais matérias
desta edição