app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Imobiliário

Manutenção evita problemas no imóvel no inverno

.

Por Editoria do Imobiliário & Construção | Edição do dia 29/05/2021 - Matéria atualizada em 28/05/2021 às 00h41

Com a proximidade do inverno os proprietários de imóveis devem estar atentos para as necessárias manutenções. Telhas trincadas, rachaduras nas paredes, goteiras na laje… Estes são alguns dos problemas mais recorrentes em edificações no período chuvoso, que resultam na umidade do imóvel e nas temíveis infiltrações.

Além de estragar o visual, as infiltrações e rachaduras mal resolvidas podem resultar em problemas estruturais na casa, com a entrada progressiva de água no forro e nas paredes. A situação pode até se tornar uma questão de saúde, já que o ambiente úmido facilita a proliferação de fungos, aumentando a ocorrência de rinites e outras alergias.

Para evitar tamanho transtorno e garantir que sua casa esteja sempre aconchegante e quentinha, mesmo no inverno, é importante realizar a manutenção preventiva do imóvel. O engenheiro Johnson Pinto, da Colil Construções, ressalta o quanto este simples hábito pode evitar maiores dores de cabeça.

“Realizar manutenções preventivas no imóvel garante melhor desempenho da edificação e aumenta a vida útil da mesma, além de garantir a segurança do lar. Esta prevenção vai evitar que sua casa se torne num verdadeiro canteiro de obras, caso o problema se instale e acabe tomando proporções maiores”.

A manutenção é necessária também em empreendimentos verticais que, neste caso, cabe ao condomínio a responsabilidade. “Já tivemos casos de vermos condomínios com toda área da garagem, no subsolo, alagada após fortes chuvas. Imagina os transtornos para os proprietários dos veículos que estavam estacionados lá. Em pensar que tudo poderia ter sido evitado, caso houvesse a manutenção e testagem regular das bombas do poço de águas servidas do empreendimento”, citou.

O engenheiro ressalta ainda que tais manutenções estão previstas na Norma de Desempenho de Edificações, que obriga proprietários e condomínios a realizarem fiscalizações preventivas, seguindo as diretrizes da NBR 14037/2011.

O engenheiro alerta, ainda, sobre o momento exato das manutenções. “Não adianta fazer quando o inverno chegar. Como o nome já diz, é uma manutenção preventiva, que deve ser realizada para evitar o problema”.

Mais matérias
desta edição