app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Imobiliário

Concretagem em empreendimento durou 30 horas contínuas

Primeira etapa da laje de subpressão do segundo subsolo do Edifício New Time, da Colil, contou com com megaestrutura da engenharia

Por Editoria do Imobiliário & Construção | Edição do dia 18/12/2021 - Matéria atualizada em 18/12/2021 às 04h00

Um empreendimento transformador precisa de uma estrutura inovadora. Assim é o New Time, o segundo empreendimento da Colil Construções vocacionado para aluguel por temporada, que tem uma arquitetura única e exige um sistema de engenharia revolucionário. Sendo assim, com o pé no futuro, a construtora iniciou na última terça-feira (14) a primeira etapa da concretagem do edifício, numa megaoperação que durou 30 horas contínuas, envolvendo tecnologia e mão de obra altamente qualificadas.

É a primeira etapa da laje de subpressão do segundo subsolo do Edifício New Time. A referida laje se faz necessária para conter a pressão hidrostática aplicada pela água presente no solo saturado, em casos como o do New Time, cujo seu projeto prevê um subsolo mais profundo – seis metros abaixo – do que o nível do lençol freático.

 

Etapa da obra foi planejada por 90 dias pela equipe de engenharia e é pioneira no estado
Etapa da obra foi planejada por 90 dias pela equipe de engenharia e é pioneira no estado - Foto: Divulgação
 

A obra é pioneira no estado por incluir a execução de uma parede de subpressão de 2,40m de altura, concomitantemente à execução da laje de subpressão, em um subssolo duplo, formando uma peça única, monolítica. “É um grande passo na engenharia, aqui em Maceió. Só hoje vamos lançar 400m³ de concreto nesta laje, com toda uma equipe multidisciplinar voltada para esta operação. Já estamos há 90 dias planejando esta etapa da obra, com o engajamento e entrosamento do pessoal das empresas envolvidas, para que tudo saia conforme planejado. A engenharia é exata, não pode haver falhas e é assim que trabalhamos, sem margem para erros”, disse o diretor da empresa Hugo Dâmaso.

Para garantir a impermeabilidade da laje e da parede, a empresa utiliza um aditivo cristalizante ao concreto, que em contato com a água cristaliza, impedindo infiltrações. É um procedimento que atende às normas da Associação Brasileira de Concreto (Ibracon) o que confere total segurança sobre a metodologia adotada.

Para o engenheiro responsável pela obra, Johnson Pinto, este é um dia que ficará para a história da Colil. “Para mim este é o dia ‘D’! Foram meses de preparação, com uma equipe empenhada, aparelhos, tecnologias e parcerias que tem nos trazido a este resultado incrível. É a melhor experiência profissional que eu já vivi! Eu já fiz lajes e paredes de subpressão separadas, ou feitas ao mesmo tempo, porém com uma parede de até 1,20m. Aqui nós ousamos e dobramos a altura da parede para 2,40m, fazendo uma peça monolítica de laje e parede de subpressão, com subsolo duplo! Imagina só que estamos, neste momento, 5 metros ‘dentro d’água’, construindo o alicerce de um prédio magnífico, como é o New Time, numa obra completamente seca, enxuta!!”, contou, entusiasmado.

 

Laje é necessária para conter a pressão hidrostática aplicada pela água presente no solo saturado
Laje é necessária para conter a pressão hidrostática aplicada pela água presente no solo saturado - Foto: Divulgação
 

O empreendimento

O Edifício New Time está programado para ser entregue em dezembro 2023. Pertencente à Linha Design da construtora, ele impressiona pela sua arquitetura, com uma vista com 240° do mar, com esquadrias que vão do piso ao teto, proporcionando a menor interferência visual possível e a sensação de levitar sobre o mar da Pajuçara. A área de lazer também merece destaque entregando espaços comuns distribuídos por 7 dos 15 pavimentos que compõe o edifício.

Com todos os espaços bem aproveitados e especificações de alto padrão, o New Time terá apartamentos modelos studio e quarto/sala, variando entre 27,30m² e 110m². O empreendimento contará ainda com uma fachada ativa, com restaurantes e lojas, espaço kids, e área de jogos, além de uma academia e um spa. Outro grande diferencial do New Time e que o faz pioneiro é o restaurante localizado no rooftop, uma tendência mundial que agora chega ao estado.

Mais matérias
desta edição