INTEGRAÇÃO
Confira os destaques do interior alagoano
.

ÁGUA: COLAPSO CONTINUA
O município de Maragogi, segundo polo de turismo de Alagoas, continua ano após anos, no verão ou no inverno, na baixa ou alta estação turística, sofrendo com a falta de água. O sistema de abastecimento da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) não tem mais condições de atender à demanda crescente da atividade turística. Neste período, o colapso no fornecimento de água é total, já que o sistema tem como matriz de fornecimento, poços artesianos, que estão sofrendo um processo de salinização. A situação é crítica e, em pleno litoral alagoano, se podem observar carros-pipa circulando pela cidade para atender os consumidores da Casal, um cenário semelhante ao do semiárido de Alagoas, que vive o período cíclico da seca. A cada ano, a situação piora, sem que os poderes públicos apresentem solução. Em meio ao caos no abastecimento de água no destino turístico mais vendido do Brasil, o prefeito Sérgio Lira tomou uma decisão radical e anunciou que já determinou ao setor jurídico do município que estudasse o caminho legal para rescindir o contrato de cessão do serviço de abastecimento de água para Casal. O gestor disse ainda que não vai mais permitir que Maragogi continue sofrendo com o descaso no abastecimento de água e está buscando recursos federais para solucionar o problema por meio da prefeitura.
ROTA ECOLÓGICA
A chamada Rota Ecológica vive a mesma situação de cidades do Sertão de Alagoas, com a falta constante de água. A prefeitura é quem administra o abastecimento, que foi denunciado por não estar tratando adequadamente a água e com risco de contaminação. O prefeito rebate as acusações, mas a população continua denunciando a falta de água na cidade e problemas de esgoto a céu aberto na “Rota Ecológica”.
BUEIRO NA ROTA ECOLÓGICA
Continua causando grande repercussão o projeto de se colocar um bueiro para jogar águas “pluviais” nas praias da Rota Ecológica, em São Miguel dos Milagres, uma obra de fazer vergonha a todos. Um monstrengo de concreto está sendo colocando em meio a um cenário paradisíaco tropical para verter água de chuva”. Um monumento à brutalidade. E tudo com licença ambiental. Incrível!
REPERCUSSÃO
O comentário do repórter da Globo News André Trigueiros sobre as diversas irregularidades cometidas pela construção civil na Rota Ecológica, assim como aberrações como as licenças ambientais concedidas para construção de galerias de águas pluviais nas praias, continua rendendo bastante visualizações nas redes sociais, já beirando um milhão de acessos. Isso não é nada bom para o destino turístico.
ARAPIRACA/MARCIANOS
O prefeito Rogério Teófilo continua trabalhando acelerado para concluir obras iniciadas ano passado. O prefeito só peca no fato de não divulgar bem suas realizações. Seu marketing se limita à produção de vídeos realizada por uma empresa contratada, nos quais pessoas que não são de Arapiraca, nem de Alagoas e ainda têm sotaque sulista, falam do que não vivem nem conhecem. São marcianos falando das belezas de Saturno. Comunicação totalmente errada.
ARAPIRACA/REALIZAÇÕES
A prefeitura de Arapiraca nunca realizou a pavimentação de tantas ruas e avenidas no município. O prefeito Rogério Teófilo pretende também recuperar todos os postos de saúde e ainda entregar cerca de 25 dessas unidades de saúde prontos à população.
TRAIPU
O prefeito Cavalcante deu posse nesta quarta-feira (22) à nova secretária de Turismo, Cultura e Igualdade Racial de Traipu, Larissa Palmeira, em solenidade realizada na sede da Prefeitura. Localizado às margens do Rio São Francisco, Traipu tem grande potencial turístico, e a nova secretária traz para a gestão uma nova abordagem sobre os temas da pasta.
TRAIPU 2
Larissa Palmeira é ex-vereadora e, durante a solenidade de posse, destacou seus projetos, afirmando ainda seu compromisso com a gestão e com o desenvolvimento do município. Ainda durante a solenidade de posse, agradeceu ao prefeito pela confiança, destacando que sua missão é fortalecer a divulgação do município em todo o seu potencial.
DELMIRO/ÁGUA
Os moradores de Delmiro Gouveia estão pedindo um laudo laboratorial da qualidade da água fornecida pela Casal no município. Segundo os consumidores o líquido, que chega às torneiras, está apresentando um forte odor.