loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
29° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I06022020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Armadilhas nos partidos

No início dessa semana comentamos as mudanças na legislação eleitoral para esse ano, que liquidam os partidos nanicos e fortalecem as grandes legendas, além de impedir as famosas candidaturas dos chamados “pocas urnas”. Com o fim das coligações, agora se elege quem tem mais votos dentro do partido, que terá um coeficiente com base na divisão, entre o total de votos validos e o número de vagas dos cargos disputados. Aqueles que atingirem 10% da votação podem ser eleitos, se obtiverem mais votos dentro da legenda. Contudo os “donos” dos partidos é que vão escolher quem vai disputar a eleição, isto sob o olhar estratégico dos acordos políticos que realizam. Os candidatos mais novos nas legendas podem ser atraídos para verdadeiras armadilhas, onde podem sucumbir seus planos políticos, simplesmente por que não passam nas convenções. Esses donos de partidos, são os vendilhões do templo, verdadeiros Judas que vendem os partidos para atender interesses escusos. Para combater as negociatas partidárias, seria necessária uma legislação específica, iniciativa que não interessa aos parlamentares que na sua maioria participam das negociatas.

Craíbas

O ex-prefeito de Craíbas Bruno Pedro, enviou para nossa coluna informação de que já filiado ao PMDB há 5 anos e que não pretende disputar a eleição para prefeito de Craíbas. Bruno Pedro passou pela prefeitura quatro anos e durante esse período, se notava sua indisposição dele no cargo público.

Tapera

A repercussão sobre das declarações do vice-prefeito de São José da Tapera, Doutor Pedrinho Soares, repercutem até hoje no município. O vice-prefeito disse que pretende disputar o cargo de prefeito do município, mesmo que tenha que enfrentar o ex-prefeito Jarbas Ricardo.

Tapera 2

Já com relação a possibilidade do atual prefeito de Tapera, José Antônio, ir para reeleição é imprecisa. Zé Antônio não tem disposição em disputar eleição, enfrentando Jarbas Ricardo, já que ele apoiou sua candidatura na eleição passada. A oposição em Tapera vem crescendo graças ao sentimento de mudança que é grande.

Maragogi

Em Maragogi, o prefeito Sérgio Lira continua firme e forte, rumo a sua reeleição e com o apoio dos grupos políticos, que o apoiaram na eleição passada. O prefeito tem o aval também da grande maioria dos empresários, que integram o trade turístico e exercem uma forte influência sobre o processo eleitoral.

Japaratinga

Em Japaratinga, apenas um nome deverá centralizar toda oposição. Trata-se do vereador Silvinho que é evangélico. Em um processo eleitoral polarizado com duas candidaturas, ocorrer a potencialização sempre a oposição. O atual prefeito Junior Loureiro fez uma grande costura política, neutralizando os nomes mais fortes, que poderiam dificultar a reeleição do atual prefeito.

Arapiraca

Os vereadores de Arapiraca estão divididos entre seguir o grupo do vice-governador Luciano Barbosa e o prefeito Rogério Teófilo. Pelo menos é o que ocorre com a maioria, já que a minoria está na oposição. Dentro da Casa Herbene de Melo, os vereadores estão sendo bastante procurados pelos enviados do vice-governador, que demonstra bastante preocupado com a eleição para prefeito desse ano.

Coruripe

Em Coruripe o prefeito Joaquim Beltrão vai indicar para substitui-lo no cargo, seu sobrinho Maikel Beltrão, que já foi prefeito de Feliz Deserto. Maikel é irmão do deputado federal Marx Beltrão, que estará em Brasília viabilizando importantes ações para o desenvolvimento do turismo em Coruripe.

Água Branca

Em Água Branca a oposição está centralizada em torno do nome de Paulo Campos, que tem o apoio do deputado Marx Beltrão do PSD. Paulo Campos vem demonstrando que tem um posicionamento independente dos grupos, que sempre dominaram o município.

Água Branca 2

No paralelo o prefeito José Carlos vem tentando manter sua base política unida, mas existem vários fatores que geraram insatisfações e mágoas em integrantes do grupo, por não terem sido reconhecidos, durante a atual administração. Estes, com certeza, deverão ir para oposição.

Relacionadas