app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5756
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I13022020

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 13/02/2020 - Matéria atualizada em 13/02/2020 às 06h00

OS DONOS DE PARTIDOS

O processo eleitoral nos municípios este ano está recheado de novidades, começando pela nova legislação eleitoral, que não permite mais coligações entre partidos. Agora o candidato eleito será o mais votado dentro da legenda. Acabou aquela mamata de puxar os “poca-urnas”, sem representatividade nenhuma. Isso só causava vergonha nos parlamentos. Mesmo assim, ainda perduram os problemas para quem realmente tem votos e pretende se eleger. Os partidos têm donos, e eles só querem colocar na prateleira da eleição aqueles que são submissos aos seus interesses. Os partidos políticos deveriam ser legendas para abrigar correligionários, que coadunam com o programa proposto, mas terminam se transformando em grupos à mercê das negociatas que os “donos” realizam. Quando um cidadão se filia a uma legenda partidária, passa a ter sua vida política refém dos interesses dos proprietários dos partidos. Até a livre expressão é ameaçada, já que qualquer declaração contrária aos interesses do “dono” do partido pode causar a expulsão do filiado, e se tiver mandato pode até perdê-lo. Isso não é uma prática democrática, mas um esquema montado que escolhe quem pode ou não ser candidato em uma eleição.


CORURIPE

O cenário político em Coruripe é inédito este ano. Poderemos ter duas candidaturas de oposição a prefeito do município. Uma é de Edinho do Elvio e a outra será do deputado estadual Marcelo Beltrão, que está sendo convocado pela população para a disputa.


CORURIPE 2

O prefeito Joaquim Beltrão, por sua vez, estaria cumprindo um compromisso político assumido e deverá apoiar Maikel Beltrão, irmão do deputado federal Marx Beltrão, para prefeito. Maikel foi prefeito de Feliz Deserto e está com sua administração sob avaliação.


CORURIPE 3

O deputado Marcelo Beltrão disse que está conversando com lideranças políticas do município, que o convidaram para assumir um trabalho de transformar Coruripe em um destino turístico, assim como todo litoral Sul.


CORURIPE 4

Entretanto, existe a possibilidade de um entendimento de Marcelo Beltrão e o prefeito Joaquim Beltrão. O diálogo está sendo construído por meio do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, que acredita numa aliança política entre os dois. “Vamos trabalhar para o entendimento aconteça”, disse Marcius.


CORURIPE 4

Marcelo Beltrão, quando prefeito de Jequiá da Praia, realizou um grande trabalho de consolidação do turismo no município. Um dos grandes empreendimentos que estão em andamento é o Hotel Dunas de Marapé, em Duas Barras, que está em fase de conclusão das obras.


COMISSÃO DE TURISMO

Marcelo Beltrão também assumiu a vice-presidência da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa e vem buscado debater os “entraves” que têm impedido a atividade turística se desenvolver no Litoral Sul. Marcelo Beltrão foi informando de que um empresário belga tem interesse em investir na construção de um resort em Coruripe. A reunião deverá acontecer em Portugal.


CRAÍBAS

O município de Craíbas é o novo “Eldourado” em Alagoas. Isso devido à chegada da Mineradora Vale Verde ao município para explorar a extração de cobre, que será exportado para Europa. A empresa vai construir uma enorme barragem de rejeitos e abrir uma cratera no solo. Antes, porém, vai devastar uma área de caatinga considerada um berçário de pássaros.


CRAÍBAS 2

Nesse contexto, os políticos profissionais se aliam para tomar a prefeitura das mãos do prefeito Ediel Leite, cuja família tem um histórico de domínio sobre os ingênuos eleitores de Craíbas, que agora são disputados a preço de ouro. O cenário político em Craíbas envolve os caciques da política alagoana.


CRAÍBAS 3

Até agora, o único pré-candidato realmente de oposição de Craíbas e em condições de derrotar Ediel Leite é o ex-prefeito e o megaempresário Teófilo Pereira, que já chegou à cidade com “bala na agulha”, para voltar ocupar o cargo de prefeito.

Mais matérias
desta edição