loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 30/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I14032020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

MARAGOGI TEM EDUCAÇÃO

Investir em educação é garantir um futuro melhor para nosso país e deve ser uma missão prioritária do homem público. Poucos gestores assumem esse compromisso quando eleitos prefeitos. Investir em educação não é só pagar bons salários aos professores, mas também proporcionar condições de aprendizagem com uma escola estruturada, com boas salas de aulas, carteiras confortáveis e equipamentos com tecnologia. Um exemplo que vamos citar hoje é Maragogi, onde a administração do prefeito Sérgio Lira adquiriu, esta semana, 100 aparelhos de ar-condicionado e novas carteiras, cumprindo um cronograma de climatização de todas as escolas da rede municipal de ensino, principalmente da zona rural. Investimentos como esse não têm preço. As altas temperaturas que atualmente enfrentamos tornam as salas de aulas muito quentes, o que seria impossível aos alunos terem condições de aprendizagem e os professores de dar aulas. É por isso que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) determina que os recursos oriundos dos precatórios do Fundef sejam empregados em investimentos da melhoria das condições de ensino. Uma escola boa e em condições de funcionar proporciona uma aprendizagem maior e motiva o aluno.

TRANSPORTE

O transporte escolar é um direito dos alunos das redes municipal e estadual de ensino, mas em alguns municípios esse direito é negado. Em Arapiraca, até semana passada, surgiram denúncias de que motoristas que fazem o transporte escolar do Estado estavam proibindo o acesso de alunos da rede municipal. Um absurdo a que até agora o secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa, não respondeu.

CRAÍBAS

Os alunos da rede municipal de ensino de Craíbas denunciaram a superlotação dos veículos que fazem o transporte escolar. Tem carros com 60 alunos, quando deveriam ter apenas 45 no máximo. Vale lembrar que um acidente envolvendo um ônibus escolar em Craíbas ocorreu por defeito mecânico tempo atrás.

CACIMBINHAS

A notícia veiculada na coluna dando conta que a oposição em Cacimbinhas pretende acabar com a “monarquia” que existe na prefeitura do município mexeu com os bastidores da política. Cacimbinhas tem agora uma ampla frente de oposição, comandada pelo advogado Jânio Gonzaga, e um grupo de empresários que desejam acabar com a “monarquia”.

TAPERA

O prefeito Zé Antônio não está gostando dos comentários na cidade de que ele tem medo de disputar a eleição com o ex-prefeito Jarbas Ricardo. Mas o pior disso é que Jarbas fez um acordo com Zé Antônio para colocar um de seus parentes como candidato a prefeito; todos menos seu primo Doutor Pedrinho Soares, que já avisou que será candidato este ano para assumir o comando da prefeitura.

TAPERA 2

Jarbas Ricardo, recordista de mandatos de prefeito em Alagoas, reavaliou a situação e foi aconselhado a sair de cena, mas sem se afastar do poder no município de São José da Tapera. O ex-prefeito deverá indicar uma de suas irmãs para prefeitura, ou seu filho Jarbinhas.

PIRANHAS

Em Piranhas, o cenário político ainda não é claro. A prefeita Maristela Sena, mesmo estando mal perante a população devido ao quase nada que realizou nos quatro anos de mandato, é ainda considerada forte, porque está com muitos recursos economizados. Entretanto o sentimento de mudança é grande. Atualmente, uma das opções é o jovem Thiago Freitas, sobrinho do deputado Inácio Loiola.

PASSO DO CAMARAGIBE

A pobre e esquecida cidade do Passo do Camaragibe não tem sorte com gestores. A população sofre há mais de 20 anos, mas tem ainda esperanças de que a situação mude. Atualmente estão no páreo três nomes para a prefeitura. Marquinhos do Ademir é a novidade. Os outros nomes já são conhecidos, como a prefeita Vânia Faria e a ex-prefeita Márcia Coutinho.

PORTO CALVO

O prefeito David Pedrosa está tranquilo quanto ao processo eleitoral deste ano, já que, no seu entendimento, o povo vai avaliar a situação administrativa atual e sabe que o município é um dos que mais foram beneficiados com obras na região.

Relacionadas