Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I27032020
.

PRORROGAÇÃO DA QUARENTENA
A expectativa desta semana é com relação à possibilidade de prorrogação da quarentena, por meio do decreto do governo do Estado e que divide a população alagoana. Uma decisão que divide a sociedade alagoanos, inclusive os empresários. Para os que são contra, a situação é insustentável e o caos financeiro e social poderá se instalar com a falência de indústrias, empresas e aumento da violência nas ruas. Já para os favoráveis à prorrogação por mais dez dias deverá garantir que a propagação do coronavírus seja interrompida em Alagoas e assim todos poderão ter tranquilidade para continuar suas atividades laborais. A decisão é polêmica e, segundo os observadores, a quarentena deverá ser prorrogada, mas não de dez dias e sim de sete e com algumas liberações para o setor industrial de bens duráveis, além de serviços considerados essenciais, realizados por trabalhadores autônomos. Entretanto, o que se espera é se apresentem números comprovando que a quarentena está fazendo a propagação diminuir em Alagoas. Outra expectativa vivida pela população alagoana é quanto à ajuda social dos governos, como salário desemprego, carência para o pagamento de débitos de serviços como água e luz, além de débitos com bancos e financiamentos de bens duráveis como veículos e imóveis.
AUTÔNOMOS
Os trabalhadores autônomos são os que mais sofrem com a quarentena. Sem a proteção das leis trabalhistas, sobrevivem do que podem ganhar no dia a dia. A maioria está na economia informal, sempre em torno de empresas, que também têm trabalhadores que podem ser dispensados com a pandemia.
MARAGOGI
O segundo polo de turismo de Alagoas e um dos destinos mais vendidos pelas operadoras de viagens, Maragogi está realizando uma ação inédita em todo o Estado, com uma grande operação de higienização dos locais públicos da cidade e equipamentos fixos instalados em calçadas e na orla.
MARAGOGI 2
O trabalho começou nos coletores de lixo, contêineres, bancos de praças e tem mais, caminhões e carros de coleta também passam por esse processo de limpeza, assim como todos os equipamentos utilizados no dia a dia dos trabalhadores. Todos os trabalhadores são orientados a trabalhar com EPIs, além de possuírem álcool em gel, sabonete líquido desinfetante e roupas apropriadas, tudo de acordo com o Ministério da Saúde.
PORTO CALVO
A Secretaria de Saúde de Porto Calvo está orientando a população sobre os serviços em funcionamento durante esse período de quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As medidas visam evitar aglomerações de pessoas e garantir o bem-estar da população. O município não conta com nenhum caso registrado da doença.
PORTO CALVO 2
A secretária de Saúde, Jeane Carvalho, informou que apenas duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão funcionando: a UBS Maria da Penha e a UBS Mangazala. A unidade Maria da Penha vai atender os moradores da região central da cidade, e a outra vai atender os moradores da Mangazala, conjunto Jorge Alves Cordeiro, conjunto Oscar de Souza Cunha e zona rural.
PORTO CALVO 3
Jeane Carvalho comunicou que essas duas unidades serão modelos sentinelas nesse período que durar a quarentena. A secretária orienta ainda para que a população só procure as unidades em caso de síndromes gripais, demandas espontâneas de urgência e para casos suspeitos de Covid-19. Para casos graves, o indicado é ir ao Hospital Municipal São Sebastião.
PORTO CALVO 4
A Secretaria Municipal de Saúde também comunicou que os pacientes que precisam renovar receitasdevem procurar o agente de saúde da área e que a farmácia pública do município está funcionamento normalmente no horário das 8h às 16h. Para mais informações o usuário deve ligar para o número: (82) 3292-1859.
ARAPIRACA
A prefeitura de Arapiraca adquiriu equipamento de proteção aos servidores da saúde e ainda aguarda a vinda da matéria doado pelo governo federal. Até quinta-feira havia 16 casos suspeitos de coronavírus, transmitido comunitariamente. O 3º centro de saúde municipal, localizado no bairro Santa Edwiges é o local para onde os casos suspeitos devem ser encaminhados.