loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I24042020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

COMÉRCIO DEBATE FLEXIBILIZAÇÃO

Os comerciantes e prefeitos iniciaram uma discussão para flexibilização das atividades comerciais no município. Em Maragogi, o prefeito Sérgio Lira se antecipou de forma planejada e já baixou um decreto estabelecendo normas para o funcionamento de casas comerciais, que poderão abrir as portas já a partir do dia primeiro, no horário das 6h às 17h, com exceção de farmácias e comércio de alimentos. Em Delmiro Gouveia, os comerciantes também abriram uma discussão com a Câmara de Vereadores para o funcionamento de algumas casas comerciais. Em todos os casos, a volta das atividades é seguida de normas, como uso obrigatório de máscaras, álcool em gel ou 70 e ainda distanciamento entre pessoas. As prefeituras que têm gestores mais organizados e compromissados com a saúde do povo estão fazendo seu dever de casa e fiscalizando a comunidade. O debate da flexibilização ocorre, contudo, em meio ao pico da pandemia, o que aquece ainda mais a discussão.

O aumento do número de casos é acompanhado do alargamento do sistema de saúde, que vem recebendo volumosos recursos federais para o enfrentamento da pandemia. Somente esta semana o governo federal fez vários anúncios que somam a liberação de R$ 51 bilhões para saúde nos municípios, além de suspensão da dívida previdenciária e abertura de crédito.

CONTAS PARCELADAS

Os consumidores de energia elétrica poderão pagar suas contas depois de 90 dias, a partir da data do decreto federal, que proíbe o corte do fornecimento. Depois de 90 dias, os consumidores poderão ainda pagar em três parcelas os débitos sem juros ou qualquer correção. Essa é uma determinação do governo federal e não um benefício das distribuidoras.

PORTO REAL DO COLÉGIO

Os pais dos alunos da rede municipal de ensino de Porto Real do Colégio denunciam que a merenda escolar não vem sendo distribuída pela prefeitura. Os pais dos alunos denunciaram, ainda, que antes mesmo da pandemia de coronavírus, a prefeitura vinha servindo apenas biscoitos com achocolatado.

PORTO CALVO

Em meio à pandemia de coronavírus, as articulações políticas continuam a todo o vapor em Porto Calvo. O ex-prefeito Kaika suspendeu o funcionamento de sua receptivo de turismo em São Miguel dos Milagres para se dedicar dia e noite aos contatos políticos nas comunidades. Uma importante adesão para Kaika foi o apoio da vereadora Zay, que promete agitar a política.

PORTO CALVO 2

Já o prefeito David Pedrosa continua tranquilo e se preocupa atualmente com os preparativos da inauguração histórica do Hospital Regional do Norte. Paralelamente, também o prefeito vem trabalhando para a implantação de um complexo turístico na Ilha do Guedes, onde está o Fortim Bass.

MARAGOGI

Em Maragogi, continua repercutindo bastante a mudança da configuração do grupo político do prefeito Sérgio Lira. A mudança foi a colocação do empresário Gabriel Vasconcelos como vice de Lira na disputa pela prefeitura este ano. Elba Vasconcelos continua no cargo de secretária de Saúde, para que as ações de combate à Covid-19 não sejam interrompidas.

MARAGOGI 2

Segundo o prefeito Sérgio Lira, a mudança na configuração política não muda em nada a força do grupo. Para ele, Gabriel Vasconcelos traz a juventude e força para reforçar ainda mais o grupo em conseguir adesões importantes. Gabriel Vasconcelos pretende contribuir com propostas para geração de emprego e renda, através de capacitação de mão de obra para ser absorvida pelo mercado de turismo.

ARAPIRACA

Os vereadores de Arapiraca continuam sendo alvo de críticas por terem sumido dos trabalhos legislativos. Os vereadores Moises Machado e Fábio Henrique são uns dos poucos a cobrar e ainda manter suas atividades parlamentares. Nem os da chamada “oposição” se manifestaram.

PENEDO

Em Penedo, a atividade comercial nos supermercados cresceu tanto, que os estabelecimentos estão contratando. A atividade, segundo um comerciante, cresceu cerca de 40%. “As pessoas estão comendo mais e consumido bastante devido ao confinamento”, disse ele.

PROGRAMA DO LEITE

Os produtores que participam do Programa do Leite continuam cobrando da bancada federal um posicionamento para cobrar do governo federal a liberação dos recursos para 2020.

Relacionadas