Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I09052020
.
Ministro quer eleições
A entrevista do ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Roberto Barroso, ainda repercute bastante, já que ele disse que é totalmente contra a unificação do calendário eleitoral para 2022. Segundo ele o calendário eleitoral está sendo mantido rigorosamente em dia e que até agora a Justiça Eleitoral está se preparando com toda logística para o dia da eleição que será em 5 de outubro, daqui a quatro meses apenas. Contudo, segundo ainda ele, diante dos problemas sanitários devido a pandemia do covid-19, poderá se adiada para no máximo dezembro, não mais que isso. Roberto Barros ressalta que os atuais prefeitos e vereadores têm seus mandatos limitados para quatros anos e não mais que isso. O presidente não descartou a possibilidade de emprego de recursos tecnológicos para o dia da eleição, que ele não detalhou, mas que poderia ser a votação a distância por internet. Roberto Barroso disse que a maior preocupação agora é combater o que ele chamou de “milícias organizadas para produzir Fake News”, que espalham o ódio e compromete a democracia. Para isso o TSE realizou parceira com as plataformas digitais como facebook, instagram e whatsAPP e promete colocar na cadeia que usar dessas fermentas para prejudicar o processo eleitoral.
Fim dos nanicos
O presidente do TSE, Roberto Barroso disse que o fim das coligações extinguiu a venda dos espaços gratuitos eleitoral que eram realizado pelos partidos sem nenhuma representação política. Segundo ele era um “negócio” onde os recursos do Fundo Partidário também eram comercializados. Eram “legendas de aluguel “, disse ele.
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
Unificação do calendário
Para o presidente do TSE a proposta de unificação do calendário eleitoral vai criar muitos problemas para os eleitores e uma grande despesa para os cofres públicos. Segundo ele o eleitor iria votar em 7 candidatos desde o vereador até o Presidente da República, o que comprometeria a “qualidade da eleição” e desvirtuaria os temas de cada esfera dos cargos.
Maragogi
Em Maragogi, o prefeito Sérgio Lira continua centrado nas ações preventivas contra o covid-19, mas de olho nas articulações políticas para não deixar brechas para os adversários que andam preocupados com a aproximação entre o prefeito e o governador Renan Filho. Os dois têm conversado por telefone praticamente todo dia.
Japaratinga
O prefeito Junior Loureiro terá apenas um candidato de oposição que é Deo da São Gonçalo. No início do ano havia mais de quatro nomes na disputa, mas depois um a um foi jogando a tolha. Alguns anunciando simplesmente a desistência e outros se aliando ao prefeito. No comando das articulações está o ex-prefeito Bruno Loureiro.
Porto Calvo
Em Porto Calvo o clima político está fervendo, mas não abala a tranquilidade do prefeito David Pedrosa, que está se preocupando apenas com o trabalho de combate ao covid-19 e se preparando para inaugurar junto com o governador Renan Filho o hospital regional do Norte, uma obra que vai entrar para história do município.
Porto Calvo 2
O ex-prefeito Kaika continua dizendo que pode ser candidato a prefeito, mas as dúvidas são muitas. No paralelo está os empresários Neudson Cunha e Antonio Carlos, este último em quarentena total devido a idade. A disputa no município será acirrada, principalmente porque a oposição tem muitos nomes.
Arapiraca
A notícia de que o vice-governador Luciano Barbosa não será candidato a prefeito em Arapiraca surgiu como uma bomba para seus aliados. Barbosa deve assumir o mandato de governador, para não deixar o presidente da Assembleia Marcelo Vitor comandar o Estado. O temor é que o deputado pode gostar do Palácio Floriano Peixoto e disputar também de governo.
Arapiraca 2
O prefeito Rogério Teófilo, procurado por nossa coluna para falar sobre o assunto, se limitou a dizer que no momento só fala de ações de combate ao covid-19. Contudo o prefeito disse que não teme nenhum candidato de oposição. Contudo para observadores da política de Arapiraca, tudo pode acontecer, inclusive Teófilo ter o apoio de caciques do lado adversário.
Feliz Deserto
A eleição em Feliz Deserto vai ser agitada com mais uma mulher, que fala com tom forte que é Aleandra, que pretende disputar a prefeitura pelo Avante. Do outro lado tem outra mulher que também fala em tom forte, que é a prefeita Rosiana Beltrão, que fez história no municipalismo alagoano chegando a presidente da AMA, onde deixou sua marca até hoje. Essa eleição mercê ser acompanhada de perto.