Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I12052020
.

POVO NÃO CUMPRE QUARENTENA
Os números da Covid-19 em Alagoas não param de crescer e é consequência da falta do cumprimento do isolamento social. As pessoas continuam a se encontrar em suas residências e até em festa familiares e entre amigos, durante a exibição das chamadas lives de cantores nacionais, que são realizadas sob o argumento de angariar ajuda para famílias carentes e terminam se transformando em problemas entre vizinhos e discussões entre os próprios familiares, perturbação da ordem pública, devido ao som alto e à ingestão de bebidas alcoólicas, além da violência contra a mulher. Em Maceió, no bairros periféricos, o uso da máscara não vem sendo cumprido como também em vários municípios de Alagoas, como em Maragogi, onde os donos de supermercados estão permitindo o acesso de pessoa sem máscaras, além de cerca de 40% da população também não usar esse equipamento de prevenção contra o vírus, segundo o próprio prefeito em entrevista à rádio Maragogi FM. O gestor voltou a alertar para o crescimento da chegada de famílias inteiras de pernambucanos fugindo do colapso que vive aquele estado na saúde. Segundo ainda ele, a situação é preocupante e diz que não decretou ainda lockdown, porque aguarda uma decisão do governo do Estado. Sérgio Lira é médico e se mantém informado diariamente em toda situação em Alagoas, classificando o momento como muito preocupante, já que o atendimento está bem perto do colapso na saúde.
PREFEITURAS/CEMITÉRIOS
Um grande problema que virá à tona nos próximos dias será o congestionamento nos cemitérios das vítimas de Covid-19. Alguns municípios têm problemas de espaço devidamente autorizado para sepultamento do grande número de corpos. Alguns prefeitos revelaram a nossa coluna que estão buscando adquirir áreas na zona rural.
ARAPIRACA/SUPERMERCADOS
Em Arapiraca, o acesso aos supermercados com máscaras vem sendo cumprido. Entretanto, o número de pessoas dentro dos estabelecimentos não é controlado, vindo a formar longas filas e aglomerações. Neste final de semana, devido ao Dia das Mães, muitas pessoas resolveram ir aos supermercados para comprar, o que causou um congestionamento nos caixas e departamentos de presentes.
PRAÇAS
Em todas as praças localizadas nos bairros, seja da capital ou do interior, é possível observar pessoas aglomeradas. Na Ponta Verde, próximo ao supermercado Bompreço, crianças, adultos e viciados em drogas se aglomeram, sob o olhar contemplativo da Ronda do Bairro. Um absurdo.
DELMIRO/PRAÇAS
Em Delmiro Gouveia, muitas praças nos bairros estão reunindo jogados de baralho e dominó. No bairro Pedra Velha, na rua onde funcionava o Sindicato dos Trabalhadores da Fábrica da Pedra, um grupo de peladeiros se reúne todos os dias no final tarde e noite para jogar futebol.
MARAGOGI/PRAÇAS
Em Maragogi, na única praça do Bairro do Carvão, pessoas se reúnem para conversar, jogar dominó, ou promover farras todos sem máscaras. Os pernambucanos que estão fugido do caos do estado deles são os mais afoitos promovendo churrascos com som alto e muita arruaça em Maragogi.
ARAPIRACA/PRAÇAS
Também em Arapiraca, grupos se reúnem no final de tarde nas praças públicas nos bairros, principalmente idosos, para jogar dominó e cartas. Segundo informações colhidas por nossa coluna junto a moradores, alguns desses “jogadores” contraíram Covid-19 e mesmo assim os outros “viciados” continuam se reunindo.
PENEDO/BATALHÃO
Ainda em Penedo, dois lugares se transformaram em pontos de encontro de pessoas para jogar dominó, cartas e falar da vida alheia: Praça Paulo Barbosa, em frente do 11º BPM, e Praça Santa Luzia. Na primeira praça, escolheu-se porque se sente mais segura, com a presença da PM, que não consegue botar pra correr os jogadores e fofoqueiros (as).
FPM/QUEDA
A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), depositada na última sexta-feira (8) nas contas das prefeituras, foi menor 34,23% que a mesmo do ano passado. A reposição dessa perda já foi anunciada pelo governo federal para próxima sexta-feira (15). Os municípios vão receber também mais R$ 23 bilhões de ajuda financeira.