loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 09/07/2025 | Ano | Nº 6006
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I30052020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Paz para o Brasil

O mês de maio chega ao final com muitas expectativas com relação a junho, que é o último do semestre. Muitas dúvidas com relação ao novo cenário sócio político e econômico para o Brasil. O país sofre com duas crises terríveis que colocam em risco o futuro da nação. Uma é a pandemia do covid-19, que deixar um rastro de mortes e abalou a econômica do país e a outra é política, que pode ter desdobramentos sérios para o estado democrático de direito. Ao contrário da crise política, que culminou na cassação da ex-presidente Dilma Rousseff e que apesar de tudo seguiu o rito normal dos tramites da democracia; a possibilidade de um novo processo de cassação do mandato de outro presidente pode ter dois desdobramentos: o primeiro é que alguém assuma a Presidência, e dê andamento a normalidade constitucional. Já a segunda possibilidade é preocupante, porque pode haver uma convulsão social sem precedentes. Caberá as lideranças políticas e aos representantes das Instituições, manterem a lucidez e a maturidade, para garantir o Estado de Direito no Brasil e o fiel cumprimento da Constituição Federal. Só dessa forma o país poder seguir de a normalidade, com ou sem covid-19. O Brasil precisa rapidamente resolver os problemas políticos e tentar proporcionar as futuras gerações um país paz.

Prefeitos

Semana passada os bastidores da política foram muito agitados. Entidades representativas dos municípios passaram a defender prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos, desvirtuando totalmente os princípios para o qual foram criadas. Deixaram de defender o municipalismo, para fazer campanha para manter prefeitos por mais dois anos no cargo.

Prefeitos (as) 2

O interessante é que presidentes (as) de entidades representativas dos municípios, vivem na imprensa reclamando que os municípios não têm recursos, e as prefeituras estão falidas, mas não querem largar o cargo. Semana passada chegaram a emitir nota pedindo o cancelamento das eleições municipais e prorrogação dos mandados por mais dois anos.

Prefeitos (as) 3

Entretanto vale lembrar que muitos gestores estão contando os dias para deixar a prefeituras, mas tem aqueles (as), que não querem largar a cadeira de prefeito (a), principalmente aqueles (as) que estão no segundo mandato e não vão disputar às eleições. Esses (as) se pudessem ficavam para sempre no cargo de prefeitos (as). São viciados (as) pelo poder.

Eleições

O ministro Luís Roberto Barrosa foi enfático em defender a realização das eleições ainda este ano. Segundo ele a prorrogação dos atuais mandatos seria uma usurpação do poder. A proposta de unificação das eleições vai trazer prejuízos políticos e eleitorais a todo processo. O ministro só condiciona a não realização da eleição se piorar a situação da pandemia, mas as expetativas é que deve diminuir em julho ou agosto.

Eleições 2

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já estuda maneiras de viabilizar as eleições, mesmo com os problemas causados pela pandemia do covid-19. Uma delas é realizar as eleições em dois, ou três dias. Também se estuda o uso de ferramentas tecnológicas que possa viabilizar o voto a distância.

Mata Atlântica

Alagoas é destaque no Brasil por ter conseguido preservar suas matas atlânticas. A obtenção dessa conquista é fruto do trabalho integrando do Governo do Estado, através do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Ministério Público Estadual, além da Polícia Militar, que juntos conseguiram evitar e punir que cometeu crime ambiental.

Expectativa/flexibilização

A expectativa é grande quanto ao novo decreto do Governo do Estado, que deve ser editada na próxima segunda-feira. A torcida é para que haja uma flexibilização das atividades comerciais, mas com todo cuidado e normas para garantir a saúde. Entretanto, para isso ocorrer, é necessário que a população colabore.

Penedo/ações

Em Penedo as ações preventivas ao covid-19 foram exemplares. O município tomou todas as medidas necessárias e foi além disso, sendo bastante rigoroso com relação a fiscalização do comércio e as aglomerações nas ruas. Vale lembra o emprenho da PM para o cumprimento do decreto estadual.

Relacionadas