loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 11/07/2025 | Ano | Nº 6008
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I06062020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

RETOMADA EM JUNHO

A retomada das atividades da economia alagoana começa a ser discutida entre o governo do Estado, prefeituras e os setores produtivos e comerciais. Um Grupo de Trabalho iniciou a discussão semana passada. Para a definição dos planos de retomada, deverão ser observados a declaração de emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19) e os Decretos Estaduais publicados com as medidas necessárias para o enfrentamento à disseminação da doença. A possibilidade de reabertura das atividades econômicas, segundo o secretário estadual de Desenvolvimento e Turismo, Rafael Brito, coordenador do Grupo de Trabalho, será definida a partir do atendimento às exigências estabelecidas pelos novos protocolos sanitários também elaborados pelos Grupos de Trabalho. Entre as exigências constam as obrigações específicas para cada segmento da economia e obediência às recomendações determinadas pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Mesmo sem arriscar uma data para a volta da normalidade, os indicativos, pelo menos do setor de turismo, apontam para a segunda quinzena de junho, já que a maioria das pousadas do corredor de charme, no Litoral Norte, informou que estão com as reservas esgotadas, e julho também promete ser um bom mês para o turismo naquele trecho de litoral.

DIA DOS NAMORADOS

O Blog Meio Ambiente e Turismo da gazetaweb.com apurou com as pousadas de charme na Rota Ecológica que 80% delas esgotaram suas reservas para segunda quinzena de junho e que, para julho, já há indicativos também de que o fluxo permanecerá o mesmo. Vale lembrar que o valor médio das diárias no segmento luxo está entre R$ 1.500,00 e R$ 5 mil.

RESORTS SEM DEFINIÇÃO

Já os hotéis com mais de 100 apartamentos, principalmente os resorts, estão em busca de alternativas para voltar em um novo formato de hospedagem. Os resorts já anunciaram oficialmente que pretendem retornar em setembro ou outubro. Mas isso não depende deles, mas da demanda do mercado, que está em busca de equipamentos hoteleiros menores com pouca aglomeração.

MARAGOGI/AEROPORTO

A obra de construção do aeroporto de Maragogi chamou a atenção de empresários de São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás, que pretendem investir em vários setores da economia no município. Um deles é na produção de alimentos como abacate e água de coco, para exportar para Europa. Outros estão interessando no segmento de turismo aquático.

MARAGOGI/DUPLICAÇÃO

O trecho urbano da rodovia AL 101 Norte em Maragogi já merecia ser duplicado, como é em Arapiraca. O fluxo de veículos é grande, e o aglomerado urbano se expande a cada ano. Além disso, o trecho já merecia também uma ciclovia para servir para os trabalhadores se deslocarem como também para o cicloturismo.

ARAPIRACA/HOSPITAL DE CAMPANHA

Arapiraca praticamente já atingiu o máximo de sua capacidade de internação de pacientes da Covid-19. Segundo o prefeito Rogério Teófilo, o hospital de campanha prometido pelo governo do Estado terá que se instalar com a máxima urgência possível, caso contrário muitas vidas serão perdidas.

ARAPIRACA/SEM LEITOS

A situação na capital alagoana do Agreste é preocupante, já que há apenas 37 leitos de UTIs para atender uma população de cerca de 1 milhão de pessoas da região metropolitana. A transferência de pacientes para Maceió ou Coruripe será uma necessidade. O prefeito disse, até o fechamento desta edição, que aguarda um relatório de uma pesquisa para decidir se decretar lockdown em Arapiraca.

ARAPIRACA/LIXO

Moradores da Rua Camilo Coulier, próximo à antiga estação ferroviária em Arapiraca, denunciaram que foi depositado uma grande quantidade de lixo. A prefeitura havia limpado o local não fazia um mês, mas a população sem educação continua a jogar o lixo em terrenos vazios e logradouros públicos.

CRAÍBAS/BARRAGEM

A Mineradora Vale Verde iniciou a construção de uma das maiores obras de todo o interior de Alagoas. Trata-se da gigantesca barragem de resíduos de mineração. A obra está sendo realizada dentro dos mais rigorosos da engenharia civil e na nova concepção de mineração no Brasil.

Relacionadas