loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 29/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I16062020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

R$ 60 BI PARA PREFEITURAS

As prefeituras receberam, na última sexta-feira (12), a segunda parcela do Programa Federativo de Enfrentamento à Pandemia, através da Lei Complementar 173/2020, que foi sancionada no dia 27 de maio. O total dos recursos chega a R$ 60 bilhões, bem perto dos valores da partilha dos royalties realizada no final de 2016. A divisão segue os mesmos critérios usados no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sendo considerado um FPM extra e bruto, sem nenhum desconto para educação ou duodécimo das Câmara de Vereadores. Os recursos estão sendo repassados em quatro parcelas iguais, de junho a setembro. O Tesouro Nacional confirmou as ordens bancárias em comunicado as datas das próximas parcelas: 12 de agosto e 11 de setembro. Com o encerramento do prazo para os gestores locais preencherem declaração no Siconfi e garantirem os valores, a entidade municipalista, junto ao Ministério da Economia, o Tesouro Nacional e a Secretaria de Assuntos Federativos (Seaf) da Secretaria de Governo (Segov), uniram esforços contatar os Entes que ainda não haviam preenchido o documento. Apenas cinco municípios não serão contemplados com a primeira parcela porque optaram por não cumprir um dos pré-requisitos. Vale lembrar que o montante cai na conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como Apoio Financeiro (AFM) - sendo AFM I referente aos recursos para as áreas de saúde e assistência social e AFM II para uso livre, desde que haja relação com o novo coronavírus.

MAIS DINHEIRO

Outra medida prevista na Lei que vai melhorar ainda mais as finanças das prefeituras é a suspensão dos pagamentos, até 31 de dezembro deste ano, da dívida previdenciária dos municípios que estão no Regime Geral e de dívidas com instituições financeiras está sendo regulamentada pelo governo federal. A CNM continua acompanhando e sugere aos gestores acompanharem as novidades no site e nas redes sociais.

ARAPIRACA/CASAL

Mais uma vez a Casal vai deixar a capital alagoana do Agreste e outros municípios da região sem água por mais de 48 horas. A falta no fornecimento de água começou hoje, à zero hora. Mais uma vez a empresa alega que serão realizados serviços de manutenção, o mesmo que ocorreu na segunda quinzena de maio.

ARAPIRACA/OPOSIÇÃO

A notícia da implosão do grupo de oposição em Arapiraca motivou os bastidores da política na terra de Manoel André. A primeira a notar os movimentos “sinuosos” do vice-governador Luciano Barbosa, como articulador do grupo, foi a atual vice-prefeita, Fabiana Pessoa, que pulou logo do barco e agora é também pré-candidata a prefeita.

ARAPIRACA/NEZINHO

Já o deputado estadual Ricardo Nezinho despertou para as manobras em sua volta e anunciou que seria candidato. O desgaste político para Nezinho ainda está sendo avaliado por amigos e torcedores, que sabem que ele honra sempre sua palavra e teria sido traído pelo vice-governador.

ARAPIRACA/APOSTAS

Entretanto, mesmo com Luciano Barbosa tendo se afastado do cargo de secretário estadual de Educação, há quem acredite que ele não vai disputar a eleição para prefeito de Arapiraca, já que deixaria o caminho livre para o presidente da Assembleia Legislativa assumir o governo do Estado, com a afastamento do governador Renan Filho em 2022.

FRIGOVALE/NÃO VALE

Mesmo sendo condenado pela Justiça a tomar providencias para se adequar aos padrões ambientais de emissão da gases e odor danosos à saúde humana, o frigorifico FrigoVale não tem dado sinais do cumprimento da determinação judicial. Os problemas, ao contrário, segundo depoimentos diários nas emissoras de rádio, pioraram, e o mau cheiro aumentou.

FRIGOVALE/NÃO VALE 2

Os moradores do Conjunto Residencial Brisa do Lago denunciam a piora do mau cheiro, muitas pessoas têm buscado atendimento médico nas unidades de saúde, aumentando ainda mais o número de pacientes durante a pandemia de Covid-19. Os idosos e as crianças têm sido as principais vítimas do problema gerado pelo frigorifico.

DELMIRO/DISPUTA

Em Delmiro Gouveia, o anúncio do nome da empresária Ziane Costa para disputar a prefeitura este ano não assusta o atual prefeito, Padre Eraldo. Na avaliação do grupo político do prefeito, Ziane não teria boa aceitação junto ao eleitorado. Já o nome de seu pai, o lendário Lula Cabeleira, goza de grande carisma junto à população.

Relacionadas