loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 27/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I23062020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

ELEIÇÕES JÁ!

A maioria dos parlamentares federais é favorável à realização das eleições municipais este ano. Isso leva a crer que a proposta de adiamento do pleito para 2022 e a unificação do calendário eleitoral não serão aprovados. Vale lembrar que este ano vários países vão realizar eleições, começando pelos Estados Unidos, onde a campanha já começou. Em Portugal também acontecem em outubro as eleições presidenciais. Ao contrário do que algumas lideranças municipalistas mal informadas andam dizendo por aí, que o Brasil seria o único país a realizar eleições este ano. São fake news, com a tentativa de ficar ainda no cargo por mais dois anos. Quem mais deseja o adiamento das eleições este ano é quem está no cargo, com algumas exceções, e principalmente quem não pode mais disputar porque já está no seu segundo mandato.

Além de a maioria dos parlamentares federais desejar a realização das eleições este ano, também o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Roberto Barroso, já se pronunciou com argumentos fortes, dizendo que a realização do pleito é uma necessidade imperiosa da consolidação da democracia, além disso não se podem “misturar” eleições municipais com estaduais e federais. Os temas debatidos pelos candidatos, são diferentes, o que prejudicaria bastante os temas municipalistas. Quem não quer eleições esse é porque quer ficar no cargo mais dois anos. Eleições Já!

TSE/ELEIÇÕES

Para o ministro Roberto Barroso, a unificação do calendário eleitoral vai causar uma grande confusão para o eleitor, principalmente aqueles que não têm um grau de conhecimento escolar mais elevado. Os assuntos municipalistas se misturarão com os do estado e da União.

TSE/ELEIÇÕES 2

Outro problema será devido ao grande número de candidatos para operacionalizar nas urnas eletrônicas. Se as eleições forem unificadas, o eleitor terá que votar em 11 cargos na urna eletrônica. A experiência dos técnicos em TI aponta que haverá muitos erros e votos nulos.

TSE/ELEIÇÕES 3

Para o ministro Roberto Barroso, haverá prejuízo na qualidade do processo eleitoral e também da democracia. O prejuízo também será dos próprios candidatos, que poderão perder votos preciosos. Na sua maioria, dos mais humildes, que terão grande dificuldades em concretizar sua vontade em votar em seus candidatos.

DELMIRO/RADIO

O radialista Wellington Santos comanda o Programa A Vez do Povo no Rádio, das 7h às 10h, de segunda a sexta-feira, pela rádio Delmiro FM, parceira na divulgação da nossa Coluna Integração. A pauta do programa ultrapassa os limites dos municípios e as divisas do Estado, fazendo uma grande cobertura de tudo que acontece em toda a região do Alto Sertão de Alagoas. Parabéns aos parceiros. Tamos Juntos!

ARAPIRACA/GESTANTES

As gestantes e seus familiares estão bastante preocupados com a transferência dos atendimentos do Hospital Nossa Senhora de Fátima para o Chama. Transformaram o Hospital Nossa Senhora de Fátima em “hospital de campanha” para atender casos de Covid-19, prejudicando milhares de gestantes e seus bebês, ao transferirem o atendimento ao Chama.

ARAPIRACA/CAMPANHA

O que se espera é que, com a instalação de outro hospital de campanha em Arapiraca, a designação de uma unidade de saúde para atendimento exclusivo a gestantes e doentes crônicos. A promessa do secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, era para entregar o novo hospital de campanha até o final deste mês, mas, pelo que se vê, esse cronograma não será cumprido.

ARAPIRACA/MEDICAÇÃO

Os portadores de diabetes que recebem as fitas de medição de glicemia, em Arapiraca, esperam há sete meses a chegada desse material. Segundo o prefeito Rogério Teófilo, a compra e o pagamento do material já foram feitos ao Conisul, mas até hoje não chegou aos postos de saúde.

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

Um projeto de suspensão dos descontos dos empréstimos consignados dos servidores de Arapiraca foi aprovado pela Câmara de Arapiraca. A proposta é de autoria do vereador Rogério Nezinho. Entretanto, vale lembrar que o projeto poderá causar problemas para os servidores junto à Caixa Econômica Federal e no sistema de proteção ao crédito.

Relacionadas