loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6283
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I11072020

.

Ouvir
Compartilhar

CALENDÁRIO ELEITORAL

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que alterou a data das eleições municipais deste ano também mudou os prazos do calendário eleitoral. Os interessados devem ficar atentos para evitar ficar fora do jogo, ou ser esquecidos pelos “assessores jurídicos”. O calendário inicial, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do ano passado, previa o primeiro turno em 4 de outubro e o segundo em 25 de outubro. A PEC aprovada pelo Congresso adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro. A partir de 11 de agosto, as emissoras de rádio e TV ficam proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário. Do dia 31 de agosto a 16 de setembro é o período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações. Dia 26 de setembro é fim do prazo para registro das candidaturas e também data final para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia. No dia 27 começa a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Também no dia 27 de outubro é o prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados.

DATA DA ELEIÇÃO

Dia 15 de novembro acontece o primeiro turno da eleição e no dia 29 de novembro o segundo turno. O prazo final para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições é 15 de dezembro e no 18 a diplomação dos eleitos.

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

ARAPIRACA/ELEIÇÕES

Em Arapiraca, a bolsa de apostas em torno da desistência do vice-governador Luciano Barbosa em disputar a prefeitura está empatada, com a possibilidade de ele voltar atrás e apoiar uma possível candidatura do deputado estadual Ricardo Nezinho. Os dois estão correndo independentemente no páreo e vão ser avaliados em pesquisas, que podem definir tudo, neste grupo de oposição.

ARAPIRACA/ELEIÇÕES 2

A vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, se mantém em silêncio desde o início do ano. Uma das demonstrações de que ela estava distante de todos foi a sua falta à missa da cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho. Lá estavam reunidos os principais atores da oposição em Arapiraca.

ARAPIRACA/ELEIÇÕES 3

Enquanto a oposição se digladia para lançar um nome na cabeça de chapa, o prefeito Rogério Teófilo vai tocando a administração municipal no seu ritmo, sem dar atenção à troca de farpas entre os seus adversários. Teófilo é tido como político que tem o estilo mineiro, fala pouco e articula muito nos bastidores. Foi assim que ele venceu a eleição passada.

DELMIRO/ELEIÇÕES

Em Delmiro Gouveia, o prefeito Padre Eraldo Cordeiro continua no seu ritmo de trabalho, sem se preocupar com os nomes que se lançam pelo lado da oposição. Segundo sua assessoria, o município terá mais uma disputa clássica entre o grupo do ex-prefeito Lula Cabeleira, com Ziane Costa candidata contra Padre Eraldo. Para o grupo político de Eraldo, os outros são meros coadjuvantes.

MARAGOGI

Em Maragogi, parece que a oposição não se entendeu e vai lançar dois ou três candidatos a prefeito. Segundo os observadores políticos de Maragogi, não houve entendimento e todos se lançaram na disputa, mas há quem diga que é uma estratégia para avaliar quem terá a melhor performance nas pesquisas.

PORTO CALVO

Em Porto Calvo, também a oposição não afinou o discurso e todos estão atirando na administração pública, buscando atrair atenção do eleitorado. Tudo indica que haverá quatros candidatos de oposição disputando a eleição de prefeito que são: a vereadora Zay, o ex-prefeito Kaika, o ex-prefeito Antônio Carlos e o empresário Neudson Cunha.

PENEDO

Em Penedo, o cenário político é contraditório aos que descrevemos acima. Na cidade dos sobrados existem dois nomes da situação, que vão para disputa da prefeitura: o procurador Francisco Guerra e o atual vice-prefeito Ronaldo Lopes.

Relacionadas