Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I17072020
.

INTERIOR: DESESPERO DO COMÉRCIO
Os pequenos comerciantes do interior e Alagoas vivem momentos críticos para a sobrevivência de seus negócios, ameaçados de quebradeira geral que vai resultar em problemas sociais de aumento de violência urbana. O problema está sendo remediado graças à ajuda financeira enviada pelo governo federal destinada aos trabalhadores. Entretanto, os pequenos empresários não tiveram a mesma sorte, ficando sem acesso às linhas de créditos, controladas pelos banqueiros, que comandam a agiotagem oficial no País. As pequenas empresas são as que mais geram empregos no Brasil e ajudam a conter o desemprego nas cidades. Comerciantes dos municípios como Arapiraca, União dos Palmares, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema vivem momentos muito difíceis e já anunciaram que não têm capital para retornar às atividades, porque usaram o capital de giro para alimentar a família e nem sequer as contas pagaram. A situação desse setor da economia alagoana é grave e não tem a visibilidade na mídia, porque é vivida no silêncio do sofrimento doméstico. Depois de praticamente cinco mês das atividades comerciais proibidas, é preciso encontrar uma forma da volta ao funcionamento e também ajuda de crédito para socorrer esses pequenos empresários.
ARAPIRACA/COMÉRCIO
Arapiraca tem uma característica do empreendedorismo muito grande, com centenas de pequenos negócios na atividade comercial, gerando empregos e renda, movimentando a economia da capital alagoana do Agreste, gerando perspectivas de desenvolvimento. Nos últimos anos, o setor vinha se reinventando para o novo momento econômico, quando foi pego de surpresa pela pandemia.
ARAPIRACA/COMÉRCIO 2
Os pequenos empresários estão desesperados com as portas de seus estabelecimentos fechados e pedem ao governo do Estado que encontre uma forma de flexibilização das atividades econômicas, dentro dos protocolos de saúde e que permita a economia voltar a rodar na região. A situação é de pré-falência total, embora cerca de 30% dos comerciantes já declararam estar falidos.
TAPERA/JUSTIÇA
O Juiz André Geda atendeu ao pedido do promotor de Justiça Fábio Nunes e determinou que o Centro de Ensino Logos reduza em 30% as mensalidades cobradas aos alunos da Instituição. Segundo a argumentação do MP, os alunos são na sua maioria trabalhadores que ficaram desempregados com a pandemia e estão passando necessidades financeiras.
TAPERA/JUSTIÇA 2
A sentença concedida pela Justiça determinando desconto de 30% nas mensalidades aos alunos do Centro de Ensino Logos virou jurisprudência para todos os estabelecimentos. A partir de agora, todos os alunos e pais responsáveis por filhos menores podem também solicitar o mesmo em todos os estabelecimentos de ensino particulares.
MARAGOGI/DÉCIMO
Os servidores municipais de Maragogi tiveram uma boa notícia esta semana, com o depósito de 50% do décimo terceiro salário. Muitos servidores agradeceram ao prefeito Sérgio Lira e disseram que se sentem mais valorizados e seguros com a atual administração, que herdou vários meses de salários atrasados das gestões passadas.
MARAGOGI/EDUCAÇÃO
Os alunos da rede municipal de ensino de Maragogi terão uma grata surpresa quando retornarem às aulas. Todas as salas de aulas das Escolas estão sendo equipadas com aparelhos de ar-condicionado, assim como toda estrutura física sendo reformadas para dar mais conforto e assim beneficiar no processo de aprendizagem.
DELMIRO/TURISMO
O médico cardiologista Sérgio Carneiro pretende procurar o prefeito Eraldo Cordeiro para conversar sobre investimentos turísticos para o complexo de Angiquinho, que está fechado há seis anos. Sérgio Carneiro ficou preocupado com a situação de abandono a que a Chesf relegou o local. O objetivo, segundo Dr. Sérgio, é gerar emprego e renda em Delmiro.
PORTO CALVO
O prefeito David Pedrosa vem dando um banho de luz na cidade de Porto Calvo. Todos os bairros da zona urbana estão recebendo nova iluminação. A próxima fase serão os distritos da zona rural, que também vão receber melhorias nas estradas. A Prefeitura está realizando também reformas das praças públicas e melhorias na pavimentação urbana.