Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I04082020
.

OS BASTIDORES EM ARAPIRACA
O bastidor da política em Arapiraca ferveu este final de semana, agitando toda a região Agreste e ressoando no Palácio Floriano Peixoto. O boato de que o prefeito Rogério Teófilo pode não disputar a reeleição se espalhou rápido. Ao contrário, o prefeito se mantém trabalhando à frente da prefeitura, prestando conta das obras realizadas no município; como também coordenando as ações de controle da pandemia da Covid-19. Dentro desse contexto agitado da política arapiraquense, surge a informação de que existem cerca de 15 pré-candidatos, desejosos de ser prefeito da capital alagoana do Agreste. A maioria se lançando com o objetivo de negociar com os que têm reais condições de disputar o pleito. Na peneira, os observadores políticos apontam apenas os nomes que realmente vão estar na disputa: Fabiano Pessoa, Ricardo Nezinho, Gilvânia Barros e filho do vice-governador Luciano Barbosa. O ex-prefeito tenta empurrar goela, nas lideranças políticas comprometidas como governador Renan Filho, o nome de Daniel Barbosa. Esse fato gerou um grande mal- está no meio político arapiraquense, que se sente menosprezado com a imposição do nome de um jovem sem experiência política, como se se houvesse ninguém à altura para disputar a prefeitura de Arapiraca.
Diante disso uma grande articulação está sendo costurada para se formar uma frente política ampla com Ricardo Nezinho, Fabiana Pessoa. Já Gilvânia Barros aguarda as orientações para uma composição com Rogério Teófilo.
ARAPIRACA/FREIRE
O deputado estadual Tarcizo Freire reagiu com uma nota categórica negando que tenha pretensões de disputar a eleição para prefeito. O medo do parlamentar é perder os recursos federais conseguidos pelo deputado Arthur Lira para seu Complexo Multidisciplinar assistencialista, que é um sucesso político e social. Freire até piorou o estado de saúde, já que se recupera da Covid-19.
ARAPIRACA/FABIANA
A atual vice-prefeita Fabiana Pessoa não quer nem saber de proposta que a coloque novamente como vice de qualquer um pré-candidato a prefeito. Com o apoio do deputado Severino Pessoa, seu marido, a vice-prefeita já teria se decidido que vai disputar a eleição para prefeita.
ARAPIRACA/NEZINHO
O deputado Ricardo Nezinho também decidiu que não deseja mais conversa com o vice-governador Luciano Barbosa. Nezinho se sentiu traído com a decisão de Barbosa de anunciar iria disputar a prefeitura e agora que prefere lançar seu filho para prefeito, menosprezando todas as lideranças políticas de Arapiraca.
ARAPIRACA/ALIANÇA
Uma aliança poderosa, contudo, pode ser formada, entre o senador Rodrigo Cunha e os deputados Arthur Lira e Severino Pessoa em torno de Fabiana Pessoa e Gilvânia Barros. Começando pelo tempo de rádio, que seria enorme, além do poder político e financeiro para campanha.
ARAPIRACA/REGRAS
Pela regra eleitoral, emissoras que promoverem debate eleitoral devem convidar obrigatoriamente os candidatos de partidos que tenham no mínimo cinco representantes no Congresso Nacional. Se as eleições fossem hoje e todos fossem candidatos, muitos poderiam participar obrigatoriamente dos debates.
ARAPIRACA/REGRAS 2
Também é obrigatória a apresentação de Plano de governo ao Tribunal Regional Eleitoral, porém se observa que nenhum pré-candidato esteja se mobilizando para discutir com a comunidade arapiraquense um plano de governo condizente com a importância da cidade.
MARAGOGI/FECHAMENTO
A decisão da Justiça em atender ao pedido do defensor público Ricardo Melro, que pediu o fechamento dos bares e restaurantes e similares, causou um grande problema de ordem social na cadeia produtiva do turismo em Maragogi. O defensor público contestou o decreto municipal que liberava o funcionamento desses estabelecimentos.
MARAGOGI SOB CONTROLE
Os empresários, prefeito e vereadores se manifestaram afirmando que a pandemia em Maragogi está sob controle, com 380 casos e apenas 11 óbitos, fato que levou à desativação do hospital de campanha. Segundo ainda eles, a Justiça foi induzida a tomar uma decisão errada, que vai causar muitos problemas sociais e prejudicou sensivelmente o turismo.