Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I21082020
.

PESCA PREDATÓRIA
A prática da pesca predatório em toda a extensão do litoral de Alagoas acontece propiciada pela deficiência da fiscalização no mar por parte dos órgãos ambientais, que só se limitam a contabilizar os danos em terra, nas praias, como o surgimento das tartarugas mortas. Para muitos, esses fatos tornaram-se normais; mas quem sabe que se o trabalho fosse realizado corretamente, o número de tartarugas mortas seria bem menor. A maioria é vítima dos espinheis, que são extensas linhas de náilon com anzóis, que ficam horas e dias nas águas, muitos sem sinalização como boias. Isso coloca em risco inclusive a navegação. O pior é prática de pesca criminosa realizada dentro de áreas proibidas, como na APA Costa dos Corais e em santuários, como o “aquário” em Japaratinga, onde nossa equipe de reportagem flagrou esta semana uma pessoa que, além de estar pescando em área proibida, usava água sanitária nos corais para retirar polvo (molusco). Um crime ambiental gravíssimo, já que esse produto químico causa a morte dos corais de forma definitiva. O mais grave é que, segundo pescadores, 80% do polvo pescado é fruto do uso de água sanitária. Tentamos mobilizar o ICMBio, mas o superintendente, o capitão da PM Wenderson, afirmou que nada poderia fazer, pois não tinha equipe disponível para isso e que ele estava em “home office”, devido à pandemia do novo coronavírus.
MARAGOGI/CONDENAÇÃO
A notícia da condenação do ex-prefeito Marcos Madeira por improbidade administrativa e a cassação de seus direitos políticos para disputar e ocupar cargos públicos caiu como uma bomba em Maragogi. Os prejuízos políticos foram enormes. O prefeito, segundo pessoas ligadas a ele, tem ainda o direito de recorrer da sentença na Justiça.
PORTO CALVO/CONDENAÇÃO
Em Porto Calvo, a situação do ex-prefeito Carlos Eurico Leão, Kaika, é bem semelhante. Kaika foi condenado a 12 anos de prisão e também teve seus diretos políticos cassados, não podendo ocupar cargo público. Mesmo assim, o ex-gestor continua afirmando que vai disputar as eleições para prefeito este ano.
JUSTIÇA ELEITORAL
Nossa coluna já abordou a necessidade de a Justiça Eleitoral se posicionar, até mesmo publicando os nomes de quem está inelegível. Seria um grande serviço prestado ao eleitorado, que se vê em muitos casos ludibriado por políticos que informam que vão para disputa eleitoral, mas que, na verdade, se trata de estratégia eleitoral para tumultuar o processo.
PIRANHAS
O vereador Josimar Dias, líder do governo na Câmara Municipal de Piranhas, entregou essa função em sessão ordinária na última quarta-feira. O interessante é que o vereador é filho da prefeita Maristela Sena, que será investigada por uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), devido a denúncias de crimes de improbidade administrativa.
PIRANHAS 2
A situação política da prefeita Maristela Sena é considerada muito difícil, diante da enorme relação de acusações de improbidade administrativa. Segundo uma fonte, a prefeita tem 80% de probabilidade de ser afastada do cargo até o final de setembro deste ano. Resta saber se poderá participar da eleição.
ARAPIRACA/MDB
O MDB continua dividido em Arapiraca, com dois nomes dispostos a ir para a convenção partidária em busca da homologação de seus nomes para disputar a prefeitura. A novidade política que está ocorrendo, é quanto a negociações para viabilizar o nome do deputado estadual Paulo Dantas como presidente da Assembleia Legislativa.
ARAPIRACA/PLANO B
A eleição de Paulo Dantas como presidente da ALE seria o Plano B do MDB, diante da determinação de Luciano Barbosa de disputar a eleição de prefeito de Arapiraca. O Plano B, entretanto, cria outro problema: como acalmar o deputado Ricardo Nezinho, por ter sido mais uma vez colocado no banco de reservas?
DELMIRO/CONCURSO
As inscrições para o concurso público na Prefeitura de Delmiro Gouveia foram prorrogadas até o dia 24 deste mês. São 200 vagas para diversos cargos municipais, com salários de até R$ 3.500, para níveis fundamental, médio e superior.
IBAMA
O promotor de Justiça Sérgio Simões, que trabalhou em Porto Calvo por mais de 20 anos, foi nomeado superintendente do Ibama de Pernambuco.