app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I16092020

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 16/09/2020 - Matéria atualizada em 16/09/2020 às 06h00

O PODRE DA POLÍTICA

Hoje é o prazo final para todos partidos definirem seus candidatos nas eleições deste ano, mas vale lembrar que o prazo para entrega da ata com os nomes termina no dia 26; o que permite que até lá muito dos nomes sejam mudados ou alguns “sumam” da ata. Essa prática é antiga pelos “vendedores de candidatura”, dentro do jogo sujo da política. Tem os que vendem candidato e tem os que vendem também o partido, um negócio da “China”, como acreditam alguns que vivem dessa prática corrupta. Outros “produtos” também são comercializados, como o tempo gratuito no rádio e na TV, além do rateio do Fundo Partidário. Em Alagoas, os “poca- urnas” são que mais se beneficiam da partilha do dinheiro do Fundo Partidário. Colocam seus nomes para receber uma parte do dinheiro, mas a maior parte fica que geralmente com o “dono” da legenda, conhecidos também como os “vendilhões do templo”, comerciantes natos dos princípios da democracia. Esse comércio sujo do processo eleitoral ocorre nos bastidores e é comum em todos pleitos. Dificilmente a Justiça consegue colocar às mãos nessas figuras, que se preparam já para fundar novos partidos, para 2022 e atrair os ingênuos para suas teias. O fim do Fundo Partidário na verdade seria um bom começo, para desmotivar a negociata em períodos eleitorais. Esse dinheiro público poderia ser empregado na saúde, educação e segurança pública.


ARAPIRACA/MDB

Acontece hoje a convenção partidária do Movimento Democrático Brasileiros (MDB) para definir quem será o nome para disputar a prefeitura de Arapiraca. A expectativa de tensão política é grande quanto ao comportamento político do vice-governador Luciano Barbosa, que pretende colocar o nome de seu filho Daniel Barbosa como candidato.


ARAPIRACA/MDB 2

O vice-governador Luciano Barbosa foi almoçar ontem com o deputado Olavo Calheiros, em busca das palavras “sábias” do guru político do MDB. Olavo, sempre discreto, mas alerta como uma águia, recebeu Barbosa, que até o momento não comentou o encontro.


ARAPIRACA/FREIRE

O deputado federal Arthur Lira liberou o deputado Tarcizo Freire para disputar a prefeitura. Com isso, o cenário em Arapiraca ganha um novo personagem. O PP viu números de uma pesquisa que aponta Freire muito bem colocando e na frente de Ricardo Nezinho do MDB.


ARAPIRACA/VALENTIM

As lideranças do PDT estão buscando uma aliança com o deputado Tarcizo Freire para indicar o nome de Cícero Valentim como vice. O objetivo do PDT é crescer em Arapiraca, e o ex-governador Ronaldo Lessa entrou no jogo para tentar fazer essa costura com o PP.


ARAPIRACA/PREFEITA

Com tantas lideranças políticas saindo como candidatos a prefeito, o cenário fica mais favorável para a prefeita Fabiana Pessoa, que consolida suas bases políticas. Hoje Arapiraca é o centro das atenções políticas, já que vai influenciar na correlação de forças na disputa pela prefeitura de Maceió e também do governo do Estado em 2022.


PIRANHAS

A prefeita de Piranhas, Maristela Sena, abandonou mesmo o município. Os empresários do setor de turismo denunciaram a situação da cidade, que se encontra às escuras, buracos nas vias públicas e muito lixo acumulado. Os turistas também reclamam, mas a gestão municipal prioriza o distrito de Piau, onde a prefeita mora e tem o reduto eleitoral.


DELMIRO

A possibilidade de uma aliança entre o prefeito de Delmiro Gouveia, Eraldo Cordeiro, e o candidato Renato Torres é grande. Para os observadores políticos, se isso realmente ocorrer, a eleição em Delmiro não tem favoritos. Vale lembrar que Eraldo tem a vantagem da máquina administrativa nas mãos.


AEROPORTO

A concessionária Aena, que administra o aeroporto Zumbi dos Palmares, emitiu nota de esclarecimento sobre os horários de fechamento do acesso aos passageiros. Segundo a empresa, essa decisão de dá pelo fato do pouco movimento de voos e por questões de segurança, já que o terminal possui vários caixas eletrônicos.


AEROPORTO 2

A concessionária afirma que os passageiros que chegam fora do horário dos voos podem ter acesso ao interior do terminal desde que apresentem o bilhete aéreo. Contudo, os passageiros contestam essa informação, já que no domingo ficou constatado que todos ficam do lado de fora aguardando os horários de abertura.

Mais matérias
desta edição