Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I24092020
.

AGONIA DO MDB
Ontem foi dia de o grupo de Luciano Barbosa disseminar a chamada contrainformação buscando plantar na imprensa, principalmente nos mais ingênuos, a tese de solidez jurídica da sua candidatura, que, mesmo registrada, está sendo questionada pelo Diretório Estadual na Justiça Eleitoral. Enquanto isso, uma reunião da Executiva Regional do MDB está agendada para ocorrer amanhã para analisar os últimos acontecimentos e decidir os rumos a tomar. Até o ato de expulsão de Luciano Barbosa foi suspenso e a demissão dos cargos comissionados por ele indicado também. A ação de contrainformação teve como estratégia requentar as declarações do advogado de defesa do “rebelde” Luciano Barbosa, Fábio Gomes, conceituado profissional da advocacia especializado em direito eleitoral e hoje um dos mais procurados para atuar em defesa de candidatos e parlamentares, como o deputado federal Arthur Lira e o também presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor, duas expressivas lideranças políticas de Alagoas. O conteúdo disseminado é que a candidatura de Luciano Barbosa é de solidez e vai vingar. Em contrapartida, o senador Renan Calheiros, uma das maiores lideranças do MDB, afirma que Luciano Barbosa foi de encontro às normas do partido e se insurgiu contra as orientações políticas das lideranças; demonstrando claro comportamento de quem deseja provocar um rompimento com o partido. No frigir dos ovos, uma candidatura que está sob suspeitas e que pode ser cassada pela Justiça Eleitoral, sofre desgastes perante o eleitorado, perdendo terreno e tempo, em uma das campanhas eleitorais mais curtas que já houve no Brasil.
ARAPIRACA/ASSEMBLEIA
Há quem diga que vozes vindas da Assembleia Legislativa sopraram nos ouvidos de Luciano Barbosa, buscando convencê-lo a disputar a eleição de Arapiraca. O que configura uma verdadeira conspiração, com vista ao processo eleitoral de 2022. Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca, quem assume o governo, na renúncia de Renan Filho, é o presidente da Assembleia Legislativa. Segundo uma fonte da Casa de Tavares Bastos, os conspiradores aproveitaram o momento de fragilidade de Luciano Barbosa, quando da prisão da filha.
ARAPIRACA/PDT
O PDT em Arapiraca está rachado. Cícero Valentim, tido como a maior liderança do partido em Arapiraca, não apoia a candidatura de Tarcizo Freire. O ex-deputado Ronaldo Lessa exibiu uma bonita foto ao lado do deputado Freire, que espera também eleger o filho vereador de Arapiraca. Para isso, Freire escolheu como seu vice um médico, que retirou a candidatura de vereador para apoiar o filho do parlamentar. Nesse caso, a prioridade era a candidatura do filho como vereador e não dele como prefeito.
ARAPIRACA/PDT 2
Um integrante do diretório estadual do PP disse que o clima entre o deputado federal Arthur Lira e Tarcizo Freire é tenso. Segundo a fonte pepista, Freire se rebelou, assim como Luciano Barbosa, e lançou sua candidatura a prefeito, contrariando a orientação o diretório estadual, que deverá anunciar apoio a candidatura de Fabiana Pessoa. O acordo entre Republicano e PP foi realizado numa costura que envolve também o processo eleitoral em Maceió.
GIRAU DO PONCIANO
O prefeito de Girau do Ponciano, Davi Ramos de Barros, teve bens colocados em indisponibilidade pela Justiça. O prefeito responde a processo por não repassar as contribuições previdenciárias dos servidores municipais entre os anos de 2008 e 2012. O bloqueio é no valor de R$ 2 milhões. O prefeito é sobrinho da vereadora Gilvânia Barros, candidata a prefeita em Arapiraca.
PREVIDÊNCIA PRÓPRIA
Vários ex-prefeitos e atuais também respondem a processos na Justiça por apropriação indébita dos repasses da contribuição financeira da Previdência Social. Entretanto, pelo que parece apenas Davi Barros é o primeiro a ser condenado. Segundo apurou nossa coluna junto a advogados especialistas em previdência, o rombo em Alagoas nos Instituto Municipais chega a um total de mais de R$ 1 bilhão. Em 5 anos os aposentados não receberão mais suas pensões.
CRAÍBAS/MINERADORA
A Mineração Vale Verde (MVV) e o Instituto SOS Caatinga, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Craíbas, divulgaram o resultado das inscrições para a participação no processo seletivo do Programa Guardiões da Caatinga. No total, 121 pessoas conseguiram se inscrever de forma correta