loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 28/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I29092020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

UMA CONSPIRAÇÃO PERFEITA

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) não terá candidatos a prefeito e vereadores em Arapiraca, segundo o Diretório Estadual. Os líderes do MDB anunciaram ainda que desta semana a expulsão de Luciano Barbosa não passa e que a anulação da convenção que homologou o vice-governador como candidato a prefeito ocorre na primeira quinzena de outubro. Até agora todas as decisões judiciais foram desfavoráveis a Luciano Barbosa, que perdeu os recursos que impetrou, o que demonstra fragilidade jurídica no ato da convenção partidária. Paralelamente a tudo isso, está o desabafo do presidente do MDB em Alagoas, senador Renan Calheiros, declarando que Luciano Barbosa negociou o cargo de vice-governador com os interessados no processo eleitoral em 2022 para o governo do Estado e, sem citar nomes, deixa transparecer que parlamentares da Assembleia Legislativa apostam no afastamento do governador Renan Filho para disputar o Senado Federal para, assim, tomar o Palácio Marechal Floriano Peixoto. “Uma conspiração perfeita”, assim chamam a cooptação de Luciano Barbosa e do deputado Ricardo Nezinho. E sobre o deputado arapiraquense pairam agora as suspeitas de ter iniciado a conspiração, num conluio com os donos da Casa Tavares Bastos, na concretização do golpe dado no MDB em Alagoas. O cenário político em Arapiraca caminha para um afunilamento político de apenas duas candidaturas realmente representativas para disputa pela prefeitura.

ARAPIRACA/VEREADORES

Até o fechamento desta edição, a movimentação entre o presidente da Câmara e alguns vereadores no sentido de tomarem um rumo era intenso. Esse pequeno grupo aguardava uma definição do cenário em Arapiraca. Esses indecisos estavam aguardando algum sinal de solidez na candidatura de Luciano, ou que Nezinho assumisse a cabeça de chapa.

ARAPIRACA/VEREADORES 2

Como o cenário continua desfavorável para permanência da candidatura de Luciano Barbosa como candidato do MDB, tudo aponta para que os vereadores que ainda estavam indecisos declarem apoio às outras candidaturas postas. A expulsão de Luciano Barbosa do MDB deve ser o primeiro sinal para se abandonar o barco.

NEZINHO/MÁGOA

Segundo uma fonte ligada à família Nezinho, a mágoa do deputado Ricardo Nezinho é tão grande quanto a de Luciano Barbosa, devido à operação da Polícia Federal que culminou com a prisão da cunhada do parlamentar, da filha do vice-governador e do genro. Todos envolvidos alegam que não tiveram o apoio das lideranças do MDB.

NOVO MDB

Diante da crise do MDB em Arapiraca, os dirigentes estaduais estão empenhados em renovar as lideranças no município, buscando novos nomes identificados com o projeto do governo do Estado em levar desenvolvimento ao Agreste e recuperar o tempo perdido. Nada impede, entretanto, que dissidentes de Luciano Barbosa possam fazer parte do “Novo MDB”.

EQUATORIAL/QUEIMADAS

Cerca de 160 mil clientes da Equatorial Energia Alagoas ficaram sem energia entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, período de estiagem no Estado, isso devido a queimadas próximas à rede elétrica. De acordo com levantamento feito pela distribuidora, foram registradas 458 ocorrências de incêndios que afetaram algum trecho da rede da empresa.

EQUATORIAL/QUEIMADAS 2

Com a proximidade do período de seca, a Equatorial faz o alerta para conscientizar a população e produtores rurais sobre os prejuízos causados pelo fogo. A distribuidora também tem realizado visitas às usinas com orientações para que a colheita da cana seja feita sem prejudicar os clientes da Equatorial nem a própria empresa com interrupções do fornecimento.

DENÚNCIA/QUEIMADA

Além dos prejuízos ao meio ambiente, as queimadas afetam a população em geral. A população também pode ajudar, denunciando qualquer queimada embaixo da rede elétrica, na Central de Atendimento, através do telefone 0800 082 0196. A ligação é gratuita e pode ser originada de celular.

PIAÇABUÇU

Em Piaçabuçu, a disputa pela prefeitura é acirrada, como não se via havia mais de 20 anos. Com três candidatos, até agora não há favoritos entre Kayro Castro, Dalmo Júnior e o atual prefeito, Djalma Beltrão. Contudo, Dalmo Júnior, na avaliação dos observadores políticos, teria uma ligeira vantagem, porque tem trabalho realizado..

Relacionadas