loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
29° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I01102020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

LUCIANO EM CAMPANHA

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) já está buscando construir uma alternativa política para 2022, quando ocorre a eleição para o governo do Estado, enquanto isso Luciano Barbosa continua em campanha. As lideranças emedebistas trabalham, paralelamente, para neutralizar o vice-governador em ser prefeito de Arapiraca, situação que provocaria a eleição de um novo vice-governador pela Assembleia Legislativa; caso o cargo seja declarado vago. A legislação manda que, no caso de vacância do cargo de governador ou vice, a Assembleia eleja, no período de 30 dias, um novo nome para o cargo. Temendo ficar literalmente nas mãos dos ocupantes da Casa Tavares Bastos, onde o partido (MDB) não consegue ter aliados, as lideranças emedebistas jogam todas suas cartas também na nulidade da convenção partidária que homologou o nome de Luciano Barbosa como candidato a prefeito de Arapiraca. Entretanto, o vice-governador continua cumprindo uma agenda de candidato normalmente, certo de que cumpriu todo os trâmites legais para que seu nome fosse escolhido pelos convencionais do MDB em Arapiraca.

LUCIANO/MDB

Um dos articuladores da candidatura de Luciano Barbosa a prefeito de Arapiraca nos disse ontem que os juristas especializados em direito eleitoral garantem que a convenção partidária foi realizada dentro de todas as exigências legais e, por isso, têm a certeza de que a legalidade dela será mantida. Segundo o articulador de Luciano, o MDB perdeu os prazos para recorrer da nulidade da convenção.

LUCIANO/CAMPANHA

Enquanto correm nos meios burocráticos do MDB e da Justiça Eleitoral os recursos de contra e a favor da candidatura de Luciano Barbosa; este permanece em campanha diariamente indo às ruas, comunidades e povoados falar com o povo e distribuir seu material de campanha. Depois disso, o candidato volta para casa e se tranca com todos os assessores para discutir a estratégia de marketing.

VEREADORES/MDB

Os vereadores do MDB não foram prejudicados com a dissolução do diretório municipal, nem com as ações movidas contra o candidato Luciano Barbosa. O direito de eles participarem da renovação de seus mandatos está garantido pela legislação eleitoral. Basta procurarem a Justiça Eleitoral e entrarem com recursos com esta finalidade.

ARAPIRACA/REPUBLICANOS

Enquanto o MDB sangra politicamente, a prefeita Fabiana Pessoa se fortalece no cargo e também na sua reeleição. A cidade começa a sentir que os serviços públicos melhoraram bastante, começando pela limpeza e os postos de saúde. Não é à toa que a maioria dos vereadores está trabalhando para a reeleição da prefeita, que esta semana obteve mais apoio de lideranças comunitárias para sua candidatura.

MARECHAL DEODORO/SINAL

Os danos ambientais causados pela Braskem, por meio da Sinal, instalada no polo industrial de Marechal Deodoro durante quase 20 anos, ainda não foram avaliados pelos órgãos ambientais. Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o local foi usado sem serem realizados estudos de impacto ambiental e por não tem licença para funcionamento.

FALSIDADE IDEOLÓGICA

O descarte do material da Braskem vinha sendo realizado em uma área localizada na APA do Catolé, em Maceió, que não possui licença ambiental. O local foi lacrado pelo IMA. A transportadora VM então passou a levar os resíduos para a CTR do Pilar, que não recebeu o material porque constatou que a guia de transporte tinha a transportadora como “geradora” dos resíduos. Esse fato deve ser apurado pela polícia.

MINERADORA/CAATINGA

Mais de 120 pessoas foram selecionadas para as provas da 1ª fase do processo seletivo do Programa Guardiões da Caatinga, uma parceria inédita da Mineração Vale Verde (MVV) com o Instituto SOS Caatinga, com apoio da Secretaria de Educação de Craíbas.

MINERADORA/RESULTADO

O resultado foi divulgado quarta-feira (30) na Escola Municipal José Aprígio da Silva – também conhecida como “Escola do Pau Ferro”; na Escola de Ens. Fund. Ten. Cel. José Barros Paes; na Secretaria de Educação de Craíbas, também no Centro; e nos sites www.vale-verde.com e www.institutososcaatinga.com.br. Segundo gerente de assuntos de Corporativos da MVV, Marcus Vinicius, essa parceria demonstra a preocupação das duas instituições com o meio ambiente e igualmente com a inclusão social.

Relacionadas