Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I09102020
.

FPM E CORONA VOUCHER
As prefeituras amanheceram com os cofres cheiros graças ao depósito da primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de outubro. O mês começa muito bem para os prefeitos, que comemoram o aumento de 26,5% do FPM. No total, as prefeituras recebem hoje R$ 3,7 bilhões. De acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), comparado ao mesmo período do ano passado, o valor representa crescimento de 26,15%. Vale lembrar que os municípios têm recebido também recursos do Ministério da Saúde para as ações de controle da pandemia da Covid-19, além da reposição de possíveis perdas do FPM, deixando as prefeituras com muitos recursos disponíveis em caixa. Mesmo assim, os gestores continuam reclamando e pedindo mais dinheiro ao governo federal. Há municípios com pouco mais de 4 mil habitantes que receberam cerca de R$ 2 milhões para ações de controle da pandemia. Um valor que representa quatro meses de FPM. Outra ação do governo federal que contribuiu para injetar recursos na economia dos municípios foi a ajuda financeira, ou “Corona Voucher”. Cidades, principalmente do Nordeste, que não possuem qualquer atividade geradora de renda foram beneficiadas com o aumento do poder de compra de seus moradores. Foram bilhões injetados na economia dos municípios durante esse período de pandemia. Pessoas que não tinham qualquer renda passaram a ter com o Corona Voucher. Muitos até estão planejando compras para as festas de final de ano com esse dinheiro. Contudo, em 2021, o cenário deverá mudar com aumento do desemprego e sem o Corona Voucher.
MOTOCICLETAS/CELULAR
O aumento das vendas de aparelhos celulares foi notado nas cidades do interior e também pelas redes sociais. Para os comerciantes do interior de Alagoas, o aquecimento das vendas se deve ao Corona Voucher, que injetou milhões em cidades pequenas, sem qualquer atividade comerciais geradora de renda. Pessoas que nunca trabalharam passaram a ter uma renda.
PROGRAMA ELEITORAL
Hoje começa o programa gratuito nas emissoras de rádio e televisão. Os candidatos passaram a semana nos estúdios gravando. Em Arapiraca é grande a expectativa. A batalha nestas eleições está sendo travada nas redes sociais e também nesse horário eleitoral gratuito. As caminhadas agora deverão diminuir, e os candidatos devem concentrar suas atenções na produção do material no rádio e na TV.
TAPERA
A disputa pela prefeitura de São José da Tapera pela primeira vez poderá ser uma grande surpresa. O ex-prefeito Jarbas Ricardo não teria entrado na disputa se a situação para seu grupo político não estivesse tão ruim. O sentimento de mudança no município é muito grande.
DELMIRO
Em Delmiro Gouveia, o prefeito Eraldo Cordeiro, do PSD, continua se concentrando na zona rural, consolidando sua liderança. Já a candidata do MDB, Ziane Costa, investe na sede do município, onde tem o favoritismo. Os candidatos Renato Torres e Rafael Toledo buscam cooptar os eleitores dissentes de Ziane e Eraldo. Uma eleição realmente atípica em Delmiro Gouveia.
DELMIRO 2
A população do distrito de Barragem Leste, em Delmiro Gouveia, está contente com os serviços que A prefeitura vem realizando naquela localidade. Segundo os moradores de Barragem Leste, nunca um prefeito fez tanto pelo distrito como Padre Eraldo Cordeiro. Barragem Leste é o maior distrito de Delmiro, com mais de 7 mil habitantes, e é maior que Carneiros e Feliz Deserto juntos.
PIAU
Os moradores do distrito de Piau, em Piranhas, esperavam mais da prefeita Maristela Sena, já que ela sempre contou com os votos dos moradores. A população denuncia, em vídeo, a falta de atendimento médico e o abandono das escolas. Piau é o maior distrito de Piranhas e sofre bastante com vários problemas de infraestrutura.
PIRANHAS
Já na sede do município de Piranhas, o abandono tomou conta de todos os logradouros. Muito lixo acumulado, iluminação pública deficiente, pontos turísticos sem manutenção. Turistas e moradores só reclamam nas redes sociais pedindo providencias. O ancoradouro dos barcos que fazem o passeio pelo rio São Francisco também tem sido motivo de muitas reclamações dos turistas.