app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I17102020

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 17/10/2020 - Matéria atualizada em 17/10/2020 às 04h00

GARANTIAS JURÍDICAS

A Justiça Eleitoral deu uma demonstração de que tem pressa para dar respostas aos questionamentos jurídicos e, principalmente, dar ao eleitor a segurança de que seu voto não será perdido com candidaturas que não se sustentam. Várias candidaturas foram indeferidas em Alagoas na semana passada e outras deverão também ser em poucos dias. O eleitorado espera que, até o dia 15 de novembro, ou seja, pouco menos de 30 dias, o cenário seja claro, com candidatos que realmente possam concorrer ao pleito. Há casos que poderão ser protelados com recursos a instâncias superiores. Nesse caso, o candidato réu poderá disputar a eleição e até se eleger, mas na dúvida de que, depois, possa ser cassado, o que causa uma grande insegurança ao eleitorado, que se sentirá enganado. Já está na hora de casos eleitorais desse tipo serem resolvidos sumariamente de forma rápida, com sentenças proferida antes do dia da eleição. Essa tarefa cabe ao legislador cuidar e assim trazer mais tranquilidade ao processo eleitoral. Que vença o que tiver o melhor desempenho e que esteja com seus plenos direitos individuais de cidadão válidos. As artimanhas e estratégias de ludibriar o eleitorado e também a Justiça Eleitoral precisam ter um fim.


PIRANHAS SEM TURISMO

O “Estudo da Cadeia do Turismo Alagoano” realizado pelo Sebrae/AL, ABIH/AL e Maceió Convention, apresentado na quinta-feira, informa que em Piranhas praticamente não existe atividade turística. O trabalho colheu dados em Instituições e órgãos federais e estaduais, onde consta que e Piranhas tem apenas 82 pessoas trabalhando na atividade turística.


PIRANHAS SEM TURISMO 2

O mais incrível é que o “Estudo” não relaciona Piranhas nem entre os dez municípios com qualquer atividade turística, como impostos, hotéis, empresas de turismo e até como participante do processo de desenvolvimento da atividade em Alagoas. Contudo, Piranhas ostenta o quarto lugar no ranking estadual, como destino turístico mais procurado de Alagoas.


PIRANHAS/ CONTESTAÇÃO

Os empresários que fazem o turismo, não só em Piranhas mas em toda a região dos Cânions de São Francisco, querem a nulidade do “Estudo” e solicitam a realização de um novo trabalho, dessa vez com pessoal da pesquisa indo a campo presencialmente colher os dados. Dados se colhem in loco quando há dúvidas.


PÃO DE AÇÚCAR

Jorge Dantas, candidato a prefeito em Pão de Açúcar, emitiu nota à população dizendo que não concorda com a atitude violenta praticada por seu irmão Tonho Candeeiro contra um motorista da carreata do candidato adversário, Cristiano Matheus. Tonho Candeeiro teria batido com “bimba de boi” no motorista. Candeeiro e a “bimba de boi” foram afastados da campanha de Jorge Dantas. Agora é só “love”.


PENEDO/PROFESSORES

O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, anunciou, no Dia do Professor, que vai premiar os educadores com um bônus de 50% dos seus salários para aqueles que atingirem a meta do Ideb. O prefeito disse ainda que os 2º e 3º lugares também serão contemplados com bonificação que será estipulada.


MILAGRES/IMPUGNADA

O candidato de Jadson Lessa, o “Pezão”, foi impugnado pela Justiça Eleitoral por ser irmão da atual vice-prefeita, que assumiu o cargo este ano, com a licença do prefeito Bureco Ataíde. O cenário agora fica descongestionado, com Theo Pontes, Nivaldo Ataíde e o prefeito Bureco.


MILAGRES/ZEZECO

Enquanto isso, o prefeito da Barra de São Miguel, Zezeco, já está de malas prontas para se mudar para São Miguel dos Milagres, onde pensa em morar, para dar início a um possível projeto de disputar o cargo de prefeito em 2025. Zezeco está apoiando a candidatura de Biu de Lira para prefeito na Barra, onde muitas obras ainda estão inacabadas.


ARAPIRACA/CANDIDATO

O vice-governador Luciano Barbosa continua com a legenda do MDB. Ele conseguiu garantir na Justiça esse direito, por meio de uma liminar en que a juíza Rachel Dantas decidiu que Barbosa pode usar a legenda até o mérito da questão ser julgado.


ARAPIRACA/ PP

O deputado estadual Tarcizo Freire, segundo uma fonte do PP, já foi informado de que o deputado federal Arthur Lira quer conversar com ele este fim de semana sobre a continuidade de sua candidatura.

Mais matérias
desta edição