app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I31102020

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 31/10/2020 - Matéria atualizada em 31/10/2020 às 04h00

AS DÚVIDAS DA PESQUISA

Faltam apenas 15 dias para o primeiro turno das eleições e a tensão aumenta, como também o tom dos discursos, que vão engrossar com ataques entre os concorrentes ao cargo de prefeito. No meio da disputa estão os imbróglios judiciais, como direito de resposta, multas aplicadas por aqueles que cometem excessos ou transgrediram a legislação eleitoral e ainda os que estão sub judice. No meio de tudo isso está o eleitor, que tem de analisar cada candidato. O desânimo provocado pelo descrédito de alguns candidatos e também a tristeza pela perda de milhares de brasileiros com a pandemia mostram um eleitor desanimado. O perfil dessa eleição é diferente de outros pleitos. Nota-se nos olhos do povo a desconfiança. A maioria não quer revelar seu voto e prefere guardar essa decisão para o dia de depositar o voto na urna. As pesquisas que estão sendo realizadas são um referencial, mas não podem ser um instrumento definitivo para se chegar a um completo cenário. As pesquisas espontâneas possuem dois sentidos: o cidadão que esconde em quem vai votar e os “indecisos” que complementam a informação do voto espontâneo. Os indecisos são aqueles que realmente não votam no candidato da situação e têm medo de dizer isso, preferindo alegar indecisão. Pesquisa que mostra muitos indecisos indica que os candidatos da situação não estão bem. O item aprovação de governo não reflete também a intenção do eleitor, que prefere também elogiar o candidato, a se expor na pesquisa. Temos aí um cenário complexo num pleito com um perfil diferente de outros anos.


RETA FINAL

Em muitos municípios as pesquisas apontam candidatos empatados tecnicamente. Isso mostra que o eleitor está insatisfeito e quer mais do gestor que tenta a reeleição. Muitos estão recorrendo à antiga prática de compra de votos, que será combatida pela Justiça Eleitoral, que estará nas ruas.


MUNICÍPIO FISCALIZADOS

Em alguns municípios onde a disputa está bastante acirrada, a Justiça Eleitoral deve ficar alerta porque as notícias que circulam nesses municípios é que pode existir derrame de dinheiro para compra de votos. No Litoral Norte, pelo menos três fazem parte dessa estatística. No Sertão tem mais quatro municípios.


BELO MONTE

Em Belo Monte, o ex-prefeito Avânio Feitosa arrumou um fato político para sensibilizar o eleitoral e tentar chamar a atenção da imprensa séria. Avânio espalhou que está ameaçado de morte, quando todos sabem que a população da pobre Belo Monte é pacata e que se algum ato de violência for realizado pode partir de quem se diz vítima.


DELMIRO

Em Delmiro Gouveia, a disputa ficou mesmo polarizada entre o atual prefeito, Padre Eraldo Cordeiro, e a ex-deputada Ziane Costa. Essa eleição é considerada a prova dos noves para testar a liderança do ex-prefeito Lula Cabeleira. Se Eraldo vencer, pode significar uma nova fase da política em Delmiro Gouveia.


PIRANHAS

Em Piranhas, a disputa também será acirrada entre a prefeita Maristela Sena e o jovem Tiago Freitas, que tem crescido bastante junto ao eleitorado. A prefeita, que já está na política em Piranhas há mais de 40 anos, já não tem respaldo da juventude, que reclama da falta de empregos e o empenho na atração de investimentos.


PORTO CALVO

O ex-prefeito Kaika está correndo para divulgar o número da nova candidata a prefeito pelo seu partido. Eronita Sposito é a terceira pessoa a assumir a chapa de oposição no município. Para os observadores políticos, essas mudanças causaram uma confusão na cabeça dos eleitores.


PORTO CALVO 2

O prefeito David Pedrosa está na luta em busca de votos dia e noite e praticamente sem dormir. A equipe do prefeito tem trabalhado também bastante para garantir os apoios conquistados. Nessa reta final, todos dormem com um olho aberto e outro fechado. Por falar em olho, a vereador Zay avisa que em 2004 ela será candidata a prefeita.


ARAPIRACA

Em Arapiraca, os candidatos a prefeito continuam nas ruas, mas, neste feriadão, a cidade ficou vazia, com os arapiraquenses ido para o Litoral Sul, fato que levou alguns candidatos a também seguirem os eleitores. Nas praias de Coruripe e Peba tem candidato de Arapiraca organizando caminhada.

Mais matérias
desta edição