app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I21112020

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 21/11/2020 - Matéria atualizada em 21/11/2020 às 04h00

FECHAR AS CONTAS

No início desta semana, logo após o primeiro turno das eleições municipais, a coluna orientava os prefeitos que estão no cargo ou deixando a gestão sobre a obrigação de encerrarem o ano fiscal zerando as contas pendentes. Essa é uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que prevê como punição a quem não cumprir a legislação pena de perda dos direitos políticos, indisponibilidade dos bens e prisão de até cinco anos. Vale lembrar que vários ex-prefeitos desejavam disputar o cargo este ano, mas foram impedidos porque infringiram a LRF. Alguns porque não tiveram a devida assessoria contábil financeira e outros por simplesmente optaram em se apropriar do dinheiro público e ser punido pela LRF, que até agora não levou nenhum deles para a cadeia. Talvez esse sentimento de impunidade sirva de motivação para estes que deixam o cargo, escolherem perder seus direitos políticos, já que os bens eles transferem para “laranjas”. Alguns se apropriam de milhões, como foi o caso do dinheiro dos precatórios do Fundeb. Hoje, milionários, esses ex-prefeitos patrocinam candidaturas de filhos, sobrinhos e até de amantes para a prefeitura.


DEMISSÕES

Em alguns municípios onde o prefeito não logrou êxito em seus projetos políticos, as demissões e encerramento de contratos se iniciaram. Uma ação não recomendada politicamente, já que falta tão pouco para encerrar o mandato. Essa decisão só causa mais desgaste político.


IHAPI

Em Inhapi, o prefeito Zé Cícero (PT) deverá prestar contas da compra de R$ 175 mil em material de higiene para controle da pandemia. A compra está sendo classificada como suspeita pelo MP, que pediu esclarecimento ao prefeito. O dinheiro é oriundo da ajuda federal para o combate à Covid-19.


PORTO REAL DO COLÉGIO

Em Porto Real do Colégio, o prefeito Aldo do Popular pagou ao ex-secretário estadual de Saúde André Valente R$ 30 mil divididos em duas parcelas para serviços de consultoria através de palestra, de orientação de controle da pandemia. Os valores das palestras estão sendo consideradas mais altos que as que o ex-presidente Lula deu.


PIRANHAS

A esperança voltou a Piranhas com a eleição do jovem Thiago Freitas para prefeito. O município sofreu muito com o abandono nos últimos quatro anos em que a prefeita Maristela Sena esteve à frente do município. Se perdeu muito inclusive a locomotiva, grande atração turística do município, além da deterioração da lendária canoa de tolda.


ARAPIRACA/CÂMARA

A expectativa é que os vereadores de Arapiraca retornem aos trabalhos legislativos na próxima semana. Segundo apurou nossa coluna, a pauta de votação está travada com muitos processos, inclusive o de suplementação orçamentária, que dará andamento a obras de pavimentação de vários bairros de Arapiraca.


ARAPIRACA/CASAL

Em Arapiraca, vários bairros sofrem com a falta de água, mas o distrito de Poção já registra 2 meses. A Casal, responsável pelo abastecimento da capital alagoana do Agreste, não consegue explicar o que está ocorrendo. Esta semana, outros municípios da região também sofreram com a falta de água.


DELMIRO

A notícia da construção do primeiro shopping center do Sertão de Alagoas, em Delmiro Gouveia, trouxe de volta a esperança dos tempos áureos do município. O Grupo Carlos Lyra quer, com o investimento, repor os 500 postos de trabalho que foram extintos com o fechamento da lendária Fábrica de Pedra.


DELMIRO 2

O empreendimento, já em fase de construção, prevê praça de alimentação, duas salas de cinema, um megasupermercado, home center e uma agência da Caixa Econômica Federal. O Shopping Vila da Pedra também contempla um loteamento com mais de 700 lotes residenciais.


CÂNIONS

Acontece amanhã, na região dos Cânions do São Francisco, o encerramento da 3ª Expedição Náutica Rota Velho Chico. O encerramento ocorre no Restaurante Karrancas, em Canindé do São Francisco, em Sergipe, próximo a Piranhas. O percurso começou em Brejo Grande, próximo à foz do rio.

Mais matérias
desta edição